EUROPA E ESTADOS UNIDOS PREPARAM SANÇÕES CONTRA A RÚSSIA EM CASO DE INVASÃO À UCRÂNIA. GASODUTO NORD STREAM 2 SERIA FECHADO

PUTINO Presidente da Rússia, Vladimir Putin,  só determinará um ataque se a Ucrânia confirmar que vai  mesmo entrar para OTAN. Nesse caso, como o episódio de Cuba no início da década de 60, os russos não querem mísseis balísticos batendo na porta de sua fronteira. Mas, se ainda assim a Rússia invadir a Ucrânia, um pacote de sanções políticas e econômicas está sendo preparado pela União Europeia e pelos Estados Unidos, com consequências inclusive para o Brasil, que terá que escolher um lado. Haverá medidas reais e duras contra o gasoduto Nord Stream 2,  que liga a Rússia à Alemanha, disse o chanceler austríaco Karl Nehammer (foto à direita) nesta segunda-feira (21). “A certificação do gasoduto seria então interrompida se a Rússia invadir. Não há dúvida sobre isso. Isso significa, portanto, que o Nord Stream 2 faz parte das sanções”, alertou. O gasoduto foi construído, mas ainda não está operacional, pois aguarda a aprovação regulatória da Alemanha e da União Europeia.

O presidente americano, Joe Biden, também ameaçou bloquear o gasoduto Nord Stream 2 se a Rússia invadir a Ucrânia. O gasoduto submarino liga diretamente o gásaustria russo à Europa via Alemanha e está completo, mas ainda não está operando. Tornou-se um alvo importante na medida em que os governos ocidentais tentam impedir um ataque russo ao seu vizinho. No passado, foi fonte de tensão entre os EUA, que se opunham ao projeto, e a Alemanha. O chanceler Olaf Scholz disse que todas as opções estavam na mesa, mas evitou mencionar o Nord Stream 2 especificamente em uma entrevista coletiva com Biden em Washington. Se os tanques russos entrarem na Ucrânia, “não haverá mais um Nord Stream 2”, disse Biden. Scholz enfatizou a necessidade de manter alguma ambiguidade sobre as sanções para pressionar a Rússia.

Para lembrar, o Nord Stream 2 tem 1.230 quilômetros de comprimento sob o Mar Báltico, que vai da Rússia à costa do Báltico da Alemanha. Dobraria a capacidade de um gasoduto Nord Stream existente para 110 bilhões de metros cúbicos de gás por ano e evitaria a Ucrânia e a Polônia, que perderiam as taxas de trânsito. O projeto aumentaria a influência da Rússia sobre a Europa. O gasoduto foi preenchido com gás, mas ainda não está operando, aguardando a aprovação dos reguladores de serviços públicos da Alemanha e da Comissão Europeia.

olafA empresa  estatal russa Gazprom diz que atenderá à crescente necessidade da Europa por gás natural acessível e complementará os gasodutos existentes através da Bielorrússia e da Ucrânia. A Europa importa a maior parte do seu gás e obtém cerca de 40% da Rússia. O Nord Stream 2 ofereceria uma alternativa ao sistema envelhecido da Ucrânia, reduziria os custos ao economizar nas taxas de trânsito pagas à Ucrânia e à Polônia e evitaria episódios como breves cortes de gás em 2006 e 2009 devido a disputas de preço e pagamento entre a Rússia e a Ucrânia. Os EUA, aliados europeus da OTAN, como Polônia e Ucrânia, se opuseram ao projeto de voltar antes do governo Biden. Eles disseram que isso dá à Rússia a possibilidade de usar o gás como arma geopolítica.

Biden renunciou às sanções contra o operador do oleoduto quando estava quase completo em troca de um acordo da Alemanha para agir contra a Rússia se usar gásbiden como arma ou atacar a Ucrânia. Mas os EUA ainda acham que o Nord Stream 2 é uma má ideia. Enquanto isso, Scholz, que assumiu o comando da Alemanha em dezembro, apoiou o projeto enquanto ministro das Finanças de Angela Merkel, e seu Partido Social Democrata o apoiou. Embora tenha evitado se referir especificamente ao Nord Stream 2, Scholz diz que a Rússia enfrentaria “graves consequências” e que as sanções devem estar prontas com antecedência. Os EUA podem impor pesadas sanções financeiras – penalizando qualquer pessoa ou empresa que faça negócios envolvendo o oleoduto, efetivamente assustando bancos e empresas e impossibilitando a operação do oleoduto. Biden não disse se esse é o caminho que ele pode seguir. Questionado sobre como impediria algo que está sob controle alemão, disse apenas: “Eu prometo a você, seremos capazes de fazê-lo. Temos uma abordagem diferente. Vamos agir em conjunto.”

nordNo Congresso, republicanos e democratas – em um raro acordo – há muito se opõem ao Nord Stream 2 pela influência que ele dá à Rússia sobre a Europa. Eles estão divididos há meses sobre impor sanções ao Nord Stream 2 agora ou apenas se a Rússia invadir. Os apoiadores do projeto de lei se recusaram a dizer em que compromisso eles podem estar trabalhando. Na Alemanha, o processo de aprovação foi apresentado como uma decisão estritamente legal, não política, levantando questões sobre qual mecanismo poderia ser usado se houver um ataque russo. Na Europa, as sanções contra a Rússia pela captura da península da Crimeia, na Ucrânia, em 2014, foram acordadas no nível da União Europeia.

A crise do inverno continuou a alimentar as preocupações com a Rússia e o gás. O presidente russo, Vladimir Putin, disse que a escassez destaca a necessidade de aprovação rápida do Nord Stream 2. A Rússia reteve as vendas de gás de curto prazo – mesmo cumprindo contratos de longo prazo com clientes europeus.  Enquanto a Europa precisa de gás russo, a Gazprom também conta com o mercado europeu para vendas para apoiar os orçamentos do governo de seu país. E a União Europeia conseguiu forçar a Gazprom a cumprir muitas de suas regras antimonopólio nos últimos anos. Essa interdependência é o motivo pelo qual muitos pensam que a Rússia não cortará o gás para a Europa, mesmo que o conflito sobre a Ucrânia aumente, e as autoridades russas sublinharam que não têm intenção de fazer isso.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of