EXPLOSÃO EM FPSO DEIXA TRÊS MORTOS, 10 FERIDOS E SEIS DESAPARECIDOS NO ESPÍRITO SANTO

petrobras-fpso-cidade-de-sao-mateusUm acidente no FPSO Cidade de São Mateus, em operação no campo de Camarupim e Camarupim Norte, no Norte do Espírito Santo, deixou mortos e feridos nesta quarta-feira (11). A Petrobrás confirmou a morte de três pessoas, além de 10 feridos e seis desaparecidos, com pouca probabilidade de sobrevivência. A unidade possuía 74 pessoas embarcadas.

As vítimas foram transportadas por helicóptero até o aeroporto de Vitória e estão sendo atendidas nos hospitais Jayme Santos Neves e Vitória Apart Hospital. A Petrobrás informou ainda que a assitência está sendo prestada pela BW Offshore, que afreta a plataforma à estatal, com apoio da própria Petrobrás.

De acordo com a ANP, o problema foi gerado com uma explosão na casa de bombas do FPSO, mas não houve derramamento de óleo, “o fogo já foi debelado e a plataforma está estabilizada”. A plataforma estava produzindo 2,250 milhões de metros cúbicos de gás por dia e 350 metros cúbicos de óleo por dia, sendo que a produção de gás é escoada por duto para terra.

O FPSO é afretado à Petrobrás pela BW Offshore, em contrato assinado em 2009, com prazo até 2018, com possibilidade de extensão até 2024. A unidade tem capacidade para produzir 25 mil barris de petróleo por dia, além de armazenar 700 mil barris, e está ancorada em lâmina d’água de 800 metros. O campo de Camarupim foi descoberto pela Petrobrás em 2006 e teve sua comercialidade declarada no mês de dezembro do mesmo ano.

Procurada pelo Petronotícias, a BW Offshore afirmou que não tem autorização para passar informações sobre o acidente e pediu que o contato fosse feito diretamente com a Petrobrás.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of