FORNECIMENTO DE ENERGIA NO AMAPÁ É RESTABELECIDO TOTALMENTE

a1e074b71b_amapa_minas_energia_

Transformador na subestação Macapá

Os moradores do Amapá acordaram mais aliviados na manhã de hoje (24). Foram quase 22 dias de apagão no estado, que terminou na última madrugada. O retorno do fornecimento total de energia no estado foi possível graças à energização do segundo transformador na subestação Macapá. A etapa tinha previsão de ser concluída até quinta-feira, mas os trabalhos técnicos andaram em ritmo acelerado, possibilitando antecipar a energização em dois dias.

Para lembrar, o apagão começou no dia 3 de novembro, após um incêndio afetar os transformadores da subestação de Macapá. A partir de então, deu-se início a uma verdadeira operação de guerra. O primeiro grande passo foi restabelecer um transformador que sobreviveu ao incêndio, garantindo a retomada de parte do fornecimento no estado, no dia 7 de novembro.

Depois, começou a maratona para transportar um segundo equipamento para o estado. O transformador veio do município de Laranjal do Jari, a 265 km de Macapá. Os trabalhos de montagem começaram no último dia 18. Somente com esse segundo equipamento em operação que seria possível retomar 100% da energia no Amapá.

Em nota emitida pela manhã, o Ministério de Minas e Energia disse que “continuará coordenando as ações para aumentar ainda mais a confiabilidade no atendimento à população do Amapá”. No momento, o estado dispõe de dois transformadores na subestação Macapá (que conecta o estado ao Sistema Interligado Nacional), da geração da usina hidrelétrica Coaracy Nunes e da geração térmica local instalada nesta semana.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of