FÓRUM DE LOGÍSTICA CRIA UMA ALIANÇA ENTRE OS PAÍSES DO CONE SUL PARA CRIAÇÃO DE UM CORREDOR BIOCEÂNICO MULTIMODAL

forumO resultado do Fórum Internacional de Logística, realizado em Foz do Iguaçu, resultou numa importante aliança entre atores públicos e privados para tirar do papel o Corredor Bioceânico Multimodal de Capricórnio, definiu sua forma de governança. Foi aprovado a criação de sete grupos permanentes de trabalho, com representantes de cinco países. Os membros são da Argentina, Brasil, Chile e Paraguai, por onde passará o corredor, e do Uruguai, país também beneficiado com essa rota multimodal. Os grupos permanentes são: Integração Ferroviária; Gestão Integrada de Fronteiras; Comércio e Produção; Transporte e Logística; Integração Aérea; Turismo; e Grupo Universitário da Tríplice Fronteira. “A boa governança leva aos grandes resultados. Definimos como e com quem vamos trabalhar para efetivarmos uma saída para o Oceano Pacífico, incentivando a criação de corredores que se complementam. Pela importância da nossa fronteira, temos o dever de ser protagonistas dessa integração”, disse o coordenador do encontro, Danilo Vendruscolo.

O Corredor Bioceânico de Capricórnio será uma rota de integração comercial, turística e humana da América do Sul, conectando os transportes rodoviário, ferroviário, aquaviário e aéreo. Os objetivos são eficiência logística, redução de custos de frete, desenvolvimento de regiões e facilitação das transações internacionais e dosforum 1 deslocamentos de pessoas, como avaliou o ministro da carreira diplomática João Carlos Parkinson de Castro: “A abertura de corredores privilegia as fronteiras terrestres, valorizando e desenvolvendo cidades e territórios.  Assim, buscam-se soluções para problemas que afetam o dia a dia das pessoas que vivem e trabalham na fronteira, como integração aduaneira e transpasso”.

O Cônsul da Argentina em Foz do Iguaçu, Alejandro Massucco, disse que seu país está comprometido com o projeto, pois “o corredor bioceânico é uma forma de integração e prosperidade econômica para todos os países. É o início de um grande trabalho em conjunto entre todos os países. Nos interessa desenvolver a logística no Cone Sul”. O modelo de governança aprovado prevê reuniões dos grupos permanentes de trabalho a cada três meses, de forma híbrida (presencial e virtual), e anuais junto às plenárias da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap). O próximo congresso anual da entidade será em 25 e 26 de novembro de 2022.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of