FPSO P-63 INICIA PRODUÇÃO NO CAMPO DE PAPA-TERRA

O FPSO P-63 começou a produzir no campo de Papa-Terra, no sul da Bacia de Campos. A unidade está conectada ao poço PPT-12 e instalada a 1200 metros de profundidade. Por dia, a plataforma pode processar 140 mil barris de petróleo e 1 milhão de m³ de gás, além de injetar 340 mil barris de água. A P-63, operada pela Petrobrás (62,5%) em parceria com a Chevron (37,5%), compõe o primeiro sistema de produção de Papa-Terra.

Segundo a Petrobrás, a combinação de reservatórios com petróleo de grau API variando entre 14 e 17, e em águas profundas, faz com que o desenvolvimento de Papa-Terra seja um dos projetos mais complexos da estatal, o que requer soluções inovadoras. O novo FPSO integra os projetos de produção do Plano de Negócios e Gestão 2013-2017.

Além do FPSO P-63, ao qual serão interligados cinco poços produtores e 11 injetores, será instalada em Papa-Terra a P-61, primeira plataforma do tipo TLWP (Tension Leg Wellhead Plataform) a operar no Brasil, que será deslocada para a locação ainda em novembro e à qual serão interligados 13 poços produtores.

Os poços da P-63 serão conectados por dutos flexíveis submarinos com aquecimento elétrico conhecidos por IPB (Integrated Production Bundle) e os da P-61 através de completação seca, isto é, mediante válvulas de controle do poço na plataforma, em vez de no fundo do mar.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of