FRENTE PARLAMENTAR NUCLEAR ALCANÇA O NÚMERO NECESSÁRIO DE ASSINATURAS PARA SUA INSTALAÇÃO
A semana vai chegando ao fim com uma notícia muito importante para o setor nuclear. Como noticiamos, o segmento estava articulando a criação de uma frente parlamentar focada nas pautas do segmento nuclear. A iniciativa estava sendo liderada pelo deputado federal Júlio Lopes (foto), com o apoio da Associação Brasileira para Desenvolvimento das Atividades Nucleares (ABDAN). Hoje (17), o parlamentar conseguiu atingir a meta de assinaturas necessárias para a efetiva implantação da frente.
Ao todo, foram colhidas 204 assinaturas, sendo 195 de deputados federais e nove de senadores. Em entrevista recente ao Petronotícias, o deputado Júlio Lopes disse que o papel da frente será defender a indústria nuclear no Brasil em todas suas variações, seja na aplicação direta na energia nuclear, como também na irradiação dos alimentos e na área nuclear médica.
O presidente da ABDAN, Celso Cunha, afirmou no início desta semana, durante o evento Nuclear Communication 2023, que a criação da nova frente terá um papel fundamental para estabelecer um diálogo político sobre a energia nuclear. “Com o novo governo, precisamos abrir o debate. E abrir o debate significa comunicação. Uma das nossas metas é estruturar o suporte para essa Frente Parlamentar, municiando os deputados com informações”, afirmou Cunha.
Seguir um bom caminho é necessário.