FUP ACUSA DIREÇÃO DA PETROBRÁS POR FALTA DE TRANSPARÊNCIA E DIZ QUE FALTA DO GÁS DE COZINHA É PELA REDUÇÃO DAS ATIVIDADES NAS REFINARIAS

WWSSSWA  preocupação com a falta de gás de botijão, também é da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e seus sindicatos, que também alertaram para o risco de faltar gás de cozinha no mercado brasileiro, assim como de uma escalada de preços do produto. Em um comunicado, a FUP diz que “ O GLP é produzido na mesma corrente de refino que a gasolina, cuja produção vem sendo reduzida pela Petrobrás devido à queda da demanda provocada pelas medidas de isolamento social na pandemia da Covid-19. Assim, o Brasil fica mais dependente da importação do gás de cozinha, e portanto sujeito à oferta e às flutuações do preço do produto no mercado internacional, assim como à cotação do dólar. Soma-se a isso a estratégia equivocada da atual gestão da empresa de vender ativos como a BR Distribuidora, distribuidora de combustíveis, e a Liquigás, de gás de cozinha, que davam à Petrobrás posição de liderança no mercado de derivados e a possibilidade de beneficiar o consumidor.”

A Federação dos Petroleiros reforça  a informação de que o crescimento da procura pelo gás de cozinha já vem provocando desabastecimentos pontuais e aumento dos preços: “A gestão da Petrobrás anunciou que aumentou a importação do produto para suprir a demanda crescente, mas continua reduzindo a carga de suas refinarias. Entretanto, com estoques elevados de gasolina, a tendência da empresa é diminuir ainda mais a produção de GLP, ficando ainda mais à mercê do mercado internacional e da cotação do dólar,” diz o comunicado.

O coordenador geral da FUP, José Maria Rangel, diz que   “Falta transparência à atual gestão da Petrobrás em mostrar o que de fato está acontecendo. A empresa vem hibernando plataformas de petróleo, reduzindo a carga das refinarias, mas não diz quais são as unidades que vão ser paradas, o que afeta também os trabalhadores da empresa. Com isso, não sabemos sequer qual vai ser o impacto sobre a produção de combustíveis, incluindo o gás de cozinha. O gás de cozinha é produto essencial, ainda mais para a população de baixa renda. E neste momento tão difícil para todos, a atual gestão da Petrobrás, em vez de exercer a função social que a empresa tem desde sua criação, ameaça a segurança do abastecimento por causa de uma disputa tributária com o setor de etanol. Continua a preocupação de privilegiar apenas os acionistas da empresa.”

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
joão batista de assis pereira Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
joão batista de assis pereira
Visitante
joão batista de assis pereira

É com frequência que observamos na mídia que a Petrobras esta importando GLP para não faltar o insumo no mercado interno. A Petrobras esta se lixando por desabastecimento. É verdade, está importando muito GLP, não por conta de possível desabastecimento, pois a população está sem dinheiro e não pode pagar mais de 60 reais o botijão. A verdade é que a Petrobras esta importando o GLP por conta do baixo preço do GLP no mercado internacional devido a Pandemia. É vergonhoso e deslavada essa estória da PETROBRAS. Portanto, são informações falaciosas da Estatal que aproveita da situação do povo acuado… Read more »