GASODUTO IRÃ-PAQUISTÃO FICA MAIS PRÓXIMO DE SE TORNAR REALIDADE

Jonathan Elkind (2)As possibilidades com o fim das sanções ao Irã não param de surgir. Desta vez, um gasoduto ligando o país ao Paquistão é visto com bons olhos pelos governos dos países locais e dos Estados Unidos, conforme afirmou Jonathan Elkind (foto), da pasta de assuntos estrangeiros do Departamento de Energia americano.

O executivo está no Paquistão para lançar uma nova fase do plano de colaboração energético entre os países, fechado em outubro do ano passado, durante uma visita do primeiro ministro Nawaz Sharif à Washington. O preço do gás natural e o mercado paquistanês, ainda inexplorado, tornam bem possível o anúncio da assinatura do acordo com o Irã nos próximos meses, segundo Elkind.

Ele ainda disse que a gás natural é uma excelente opção para a crise energética que o país enfrenta, mas que não pode ser vista como única solução. “Cabe ao Paquistão decidir qual será a participação do GNL na matriz energética do país”, declarou o americano.

 “Nosso trabalho incluiu uma diversificada lista de questões energéticas específicas, incluindo planejamento energético integrado, energia renovável, eficiência energética, desenvolvimento de sistema de rede de energia elétrica do Paquistão e de gás natural”, afirmou Elkind.

A parceria do país com os Estados Unidos já fez com que 3 GW de energia renovável fossem adicionados à rede nacional elétrica desde sua assinatura. Ainda para este ano é previsto o acréscimo de mais 1,7 GW nos próximos meses.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of