GASOLINA SOBE 3% E DIESEL, 5%, MESMO COM PETRÓLEO MAIS BARATO

MantegaFoi confirmada a conta invertida que já era esperada. Mesmo com a queda do preço do barril de petróleo a preços entre US$ 80 e US$ 85 no mercado internacional, que zerava a defasagem do preço da gasolina no mercado doméstico, a Petrobrás vai subir o preço do combustível no país. A gasolina vai ficar 3% mais cara, enquanto o diesel subirá 5%. A estatal vem pleiteando esse aumento há tempos, mas o governo segurou por meses seguidos a aprovação, mesmo quando a petroleira apresentava sucessivos prejuízos com a importaçao de derivados a preços mais caros no exterior do que vendia aqui. Agora que a balança virou, passadas as eleições, a liberação veio, como já havia afirmado o ministro Guido Mantega (foto).

O impacto nas bombas não é definido pela estatal, mas nos postos a expectativa de aumento já era forte desde que surgiram as últimas notícias sobre a aprovação dos reajustes.

De acordo com a Petrobrás, os preços da gasolina e do diesel, sobre os quais incide o reajuste anunciado, não incluem os tributos federais CIDE e PIS/Cofins e o tributo estadual ICMS.

A liberação do aumento já havia sido anunciada após a última reunião do conselho de administração da petroleira, na quarta-feira (5), mas depois da propagação das informações a estatal disse que a orientação do conselho era pela manutenção dos preços.

Em 2013, os combustíveis foram reajustados duas vezes. A primeira foi em janeiro, quando a Petrobrás reajustou o diesel em 5,4% e a gasolina em 6,6%. O último reajuste aconteceu em novembro do ano passado, quando os preços da gasolina e do diesel foram reajustados nas refinarias em 4% e 8%, respectivamente.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of