GE PLANEJA SISTEMA QUE PERMITE ARMAZENAR ENERGIA SOLAR ATRAVÉS DA CAPTAÇÃO DE CO2

solar-towerA indústria segue descobrindo novos métodos para produção de energia renovável e as perspectivas são de otimismo para os próximos anos. Com foco em uma maior sustentabilidade operacional, a GE desenvolve hoje um projeto que pode permitir o armazenamento de energia solar através da captação de dióxido de carbono da atmosfera, em um sistema que garantiria o proveito da produção energética mesmo em períodos de baixa incidência de raios solares. A inovação prevê a criação de novas baterias fotovoltaicas a partir do CO2, que aos poucos poderá deixar de ser considerado vilão na indústria global.

Caso seja concretizado, o empreendimento dará um novo propósito às reservas do gás, que têm suas emissões acumuladas há anos por cientistas. O processo avaliado pela empresa seria feito em duas etapas: primeiro, a energia solar seria capturada e armazenada em líquido de sal fundido; depois, a energia extra do sistema de captação resfriaria o CO2 até o estado de gelo. Quando a energia fosse requisitada, o sal transformaria esse gás em fluido chamado “supercrítico”, que então acionaria uma turbina de dióxido de carbono para disseminar a energia.

Além de sustentável, o projeto pode vir à realidade em um modelo com custo atrativo para as empresas. De acordo com o engenheiro sênior da unidade de pesquisas globais da GE, Stephen Sanborn, o sistema é barato porque não produz a energia, apenas capta a partir dos raios solares, armazena e transfere. “Nós precisamos fazer com que a energia renovável esteja disponível na malha energética quando for necessário. Este é o grande desafio”, enfatizou o executivo em comunicado da empresa. A previsão é de que o empreendimento chegue ao mercado em um período de cinco a dez anos.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of