GE E FPL INAUGURAM TURBINA A GÁS CAPAZ DE GERAR CERCA DE 1.260 MW E QUE PODE OPERAR COM 50% DE HIDROGÊNIO

fplA GE e a maior concessionária de energia elétrica dos Estados Unidos, a Florida Power & Light Company (FPL), estão comemorando hoje (8) o início da operação comercial das primeiras turbinas a gás GE 7HA.03 do mundo, que foram instalada  no Dania Beach Clean Energy Center (Dania Beach), localizado perto de Fort Lauderdale, Flórida. A turbina é a maior, mais eficiente e flexível turbina a gás de 60 Hertz (Hz) em operação no mudo. Alimentado por duas turbinas a gás da GE, o Dania Beach agora está fornecendo até aproximadamente 1.260 megawatts (MW),  eletricidade equivalente necessária para abastecer aproximadamente 250.000 residências. Essa modernização levou a uma redução de emissões de 70% em comparação com a instalação anterior e ajudará a garantir que a FPL seja capaz de fornecer eletricidade 24 horas por dia, 7 dias por semana no estado da Flórida, em rápido crescimento.

O presidente e CEO da FPL, Eric Silagy (foto principal), disse que a empresa trabalhou por mais de duas décadas para modernizar sistematicamente sua frota de usinas de energia, derrubando usinas antigas e ineficientes e substituindo-as por centros de energia limpa e ultra eficientes, como o de Dania Beach. “Para os clientes, isso se traduz em bilhões em economia de combustível. E nossa frota de usinas de energia altamente eficiente evitou a emissão de dezenas de milhões de toneladas de dióxido de carbono. Com a tecnologia de ponta HA da GE, o Dania Beach Clean Energy Center é agora uma das plantas mais eficientes em termos de combustível do mundo e economizará ainda mais dinheiro para os clientes, reduzindo ainda mais nossa pegada ambiental”, declarou o executivo.

Usinas como o Dania Beach Clean Energy Center produzem energia 24 horas por dia, permitindo que a FPL continue sua rápida expansão solar, que é a maior dos Estados Unidos. Olhando para o futuro, a FPL acreditaTURBINA que, com algumas modificações, as unidades de gás natural – como as de Dania Beach – poderão ser abastecidas por hidrogênio em vez de gás natural. O uso do gás natural como combustível para essas unidades já resulta na menor emissão de carbono possível pelo uso de combustível fóssil. No entanto, poder usar o hidrogênio como combustível resultaria em zero emissões de carbono da operação dessas unidades. A FPL está atualmente desenvolvendo um projeto piloto que testará o uso de hidrogênio verde para substituir uma parte do gás natural em sua usina no município de Okeechobee, também na Flórida – que utiliza tecnologia da GE.

A turbina a gás da GE tem a capacidade de queimar até 50% em volume de hidrogênio quando misturado com gás natural. Esta capacidade é habilitada pelo sistema de combustão DLN2.6e que é padrão nas unidades 7HA.03 instaladas em Dania Beach. Os desenvolvimentos na geração de energia baseada em hidrogênio significam que as turbinas a gás oferecem grande potencial para operar reduzindo sua intensidade de carbono e podem representar uma tecnologia de destino, não apenas uma tecnologia de ponte. A FPL e a GE estimaram uma economia de mais de US$ 330 milhões ao longo da vida do projeto. O Test Stand exclusivo da GE permite que a empresa e seus clientes GEsimulem milhares de horas de operação em campo para determinar o desempenho ideal das unidades antes do início das operações comerciais no local.

Hoje marca um marco significativo para nossa frota HA, pois comemoramos o início bem-sucedido e pontual do que é atualmente a mais recente e avançada turbina a gás de 60 Hertz em operação no mundo”, disse o presidente e CEO da GE Gas Power nas Américas, Eric Gray (foto à esquerda). “Construído no relacionamento de longa data e bem-sucedido com a FPL, este projeto é o resultado de um trabalho em equipe excepcional entre a FPL, FieldCore, nossa empresa de serviços de campo, as equipes locais da GE e as equipes de engenharia e testes de nossa bancada de testes. Ser capaz de entregar um pacote tão incrível de tecnologia,  com segurança e pontualidade,  é uma prova do que conseguimos alcançar juntos e desbloqueará novos níveis de estabilidade de geração de energia, desempenho de emissões e confiabilidade em todo o sistema FPL“, acrescentou.

A frota de turbinas a gás HA da GE conta com 137 unidades encomendadas por mais de 50 clientes em 20 países. As turbinas a gás HA da GE acumularam mais de 1,3 milhão de horas operacionais de experiência comercial em 69 unidades HA (em maio de 2022). Atualmente, essas unidades em todo o mundo estão fornecendo 36 GW de energia, o equivalente necessário para abastecer mais de 27 milhões de residências nos EUA, o dobro desde 2019.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of