GOVERNO ACELERA VENDA DE ATIVOS E RETOMARÁ OFERTA DE CAMPOS DE PETRÓLEO NO ANO QUE VEM

FERNANDO-FILHO21O governo de Michel Temer vai apresentar, nos próximos dias, um grande pacote de ativos dos setores de óleo e gás e de energia que serão colocados a venda. Tentando equilibrar as contas e na expectativa de que a melhora do ambiente econômico no País elevará os preços destes ativos, o Planalto deve seguir com o plano de vender subsidiárias da Eletrobrás e da Petrobrás, como, por exemplo, a fatia da BR Distribuidora. Outra medida que será adotada é a retomada dos leilões de campos de petróleo já a partir do ano que vem.

As primeiras áreas a serem ofertadas serão as contíguas a blocos já concedidos em certames anteriores. Esta semana, o presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), Jorge Camargo, se reuniu com o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho (foto). Uma das pautas do encontro foi a criação de um calendário de rodadas de blocos exploratórios.

O governo também quer desverticalizar o setor de gás, descentralizando a cadeia para elevar a competitividade do segmento. Atualmente, a Petrobrás controla desde a extração até o transporte do insumo. A ideia é colocar a venda os gasodutos que pertencem à estatal. A lista completa de ativos estará no programa “Crescer”. O já anunciado apoio do governo Temer ao projeto que desobriga a Petrobrás de ser operadora no pré-sal também gera expectativas de novos investimentos.

No caso do setor elétrico, o Planalto pretende privatizar usinas eólicas localizadas no Nordeste, além de linhas de transmissão e participações em companhias estaduais de distribuição. Somente com a venda da CELG Distribuição, de Goiás, a expectativa de arrecadação é de R$ 1,4 bilhão.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of