GOVERNO AVALIA CRIAR ZONA DE EXPORTAÇÃO NO PORTO DO AÇU

Jose Magela BernardesCom investimentos em várias frentes, o Porto do Açu amplia cada vez mais suas atividades e um novo projeto começa a ser encaminhado. A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados realizou nesta semana um debate para avaliar a proposta de criação de uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE) no porto, que fica localizado na cidade de São João da Barra, no Rio de Janeiro. Caso seja aprovada, a mudança permitirá que empresas instaladas no terminal tenham tratamentos tributários e administrativos específicos, direcionados ao estímulo à exportação de bens.

A sessão, realizada a pedido do deputado Júlio Lopes (PP), contou com a presença do diretor-presidente da Prumo, José Magela Bernardes (foto). O executivo defendeu a criação da ZPE e ressaltou a localização estratégia do porto, o que poderia render facilidades para companhias interessadas na movimentação de exportações.

“A infraestrutura básica está construída e só nos falta desenvolver o distrito industrial. E a ZPE é o elemento para alavancar isso”, afirmou Bernardes. O debate também envolveu o secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio de Janeiro, Marcos Capute; o prefeito de São João da Barra, José Amaro Martins de Souza; a secretária-executiva do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE), Thaise Pereira Pessoa Dutra; e a diretora-presidente da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Rio de Janeiro (Codin), Maria da Conceição Ribeiro.

As ZPE’s são zonas de livre comércio, destinadas à instalação de empresas que têm 80% de sua produção voltada para a exportação. Na prática, são distritos industriais incentivados, onde as companhias podem contar com suspensão de impostos, liberdade cambial e a simplificação de processos administrativos.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of