GOVERNO CELEBRA MELHORA NO NÍVEL DOS RESERVATÓRIOS DAS HIDRELÉTRICAS E BRASILEIRO TERÁ ALÍVIO NA CONTA DA LUZ

linha-transmissaoPara quem andava de cabelos em pé com o valor das últimas contas de luz, aqui vai uma boa notícia. Durante a última reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), o governo definiu algumas medidas que devem trazer algum alívio nas tarifas. Tudo isso acontece em um momento em que os níveis dos reservatórios das hidrelétricas melhoraram sensivelmente e isso, claro, vai refletir-se na hora de pagar pelo uso da eletricidade.

Uma das medidas confirmadas pelo CMSE foi a revogação da autorização para o acionamento de usinas termelétricas fora da ordem de mérito. Em linhas gerais, usinas fora da ordem do mérito são aquelas que podem ter um custo de geração de energia maior que o determinado pelo Preço da Liquidação das Diferenças (PLD), e portanto, são mais caras.

Essa decisão representa a retomada da operação ordinária no Sistema Interligado Nacional (SIN) e se refletirá na redução dos custos aos consumidores de energia elétrica brasileiros, mantida a segurança do atendimento”, disse o Ministério de Minas e Energia, em comunicado.

LuzOutra boa notícia foi o fim da cobrança da Bandeira de Escassez Hídrica a partir de 16 de abril de 2022. Agora, as contas de luz retornarão à bandeira verde e a expectativa do governo é que o consumidor residencial deve sentir uma redução de cerca de 20% na conta de luz. Com a manutenção das atuais condições de chuva, a perspectiva é de bandeira verde até o final do ano.

De acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS), em março de 2022, a última quinzena do mês teve volumes significativos de chuvas no Sul do Brasil. Como resultado, houve aumento nos armazenamentos equivalentes de todos os subsistemas, contribuindo para que o SIN superasse a marca de 70% de seu volume armazenado já nos primeiros dias de abril.

Assim, o subsistema Sudeste/Centro-Oeste, principal do país, tem atualmente 64,5% de armazenamento. No Sul, o percentual é de 47,8% . Já nos subsistemas Nordeste e Norte, os armazenamentos são de 96,6% e 98,6%, respectivamente. “Ressalta-se que os armazenamentos do Nordeste e Norte foram os maiores observados na última década, enquanto que no Sudeste/Centro-Oeste não se observava patamar superior a 64% desde agosto de 2012”, destacou o MME.

Durante a reunião do CMSE também mencionados importantes marcos alcançados, resultantes do sucesso das estratégias adotadas no passado recente, dentre os quais:

  • Atendimento aos compromissos relacionados aos usos múltiplos das águas, com suspensão majoritária de condicionantes indicadas em Resoluções da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e retorno à operação ordinária;
  • Atingimento da cota 325,4 m na usina hidrelétrica Ilha Solteira ao final do dia 29 de março de 2022, o que significou antecipação de 2 meses em relação ao compromisso estabelecido, para o restabelecimento da navegabilidade plena na Hidrovia Tietê-Paraná.
  • Alcance dos maiores armazenamentos verificados nos últimos anos em importantes reservatórios de usinas hidrelétricas no País, como: 82,1% UHE Furnas, 76,9% UHE Mascarenhas de Moraes, 99,4% UHE Sobradinho e 94,4% UHE Três Marias.
  • Replecionamento de 20,7 pontos percentuais no reservatório equivalente do subsistema Sul desde a última reunião do CMSE.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of