GOVERNO RESOLVE ACIONAR TÉRMICAS NO NORDESTE PARA EVITAR NOVO APAGÃO

O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) vai acionar 1.000 MW em usinas térmicas do Nordeste. O objetivo é reduzir a ‘importação’ de energia de outras regiões do país. A decisão ocorre após o apagão sofrido na região na última quarta (28), devido à queimada numa fazenda no interior do Piauí, e deve durar até o seja constatada a segurança das redes atingidas.

Para o secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, em 15 dias as térmicas devem ser desligadas. Segundo ele, a medida fará com que a energia levada à região diminua de 3.800 MW para 2.700 MW. Por estarem menos carregadas, as linhas de transmissão estarão menos suscetíveis. Evitar um novo apagão no Nordeste importa ao governo principalmente em ano véspera de eleições.

Segundo Zimmermann, o sistema é planejado para manter o atendimento apenas com perda de uma linha; mas, como houve problema em duas, o apagão aconteceu. Mas agora, promete ele, a queda de duas linhas não causaria apagão. Além de ter enfrentado o apagão na semana passada, os reservatórios de água do Nordeste também estão em níveis críticos.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of