GRUPO AQUAMAR SE PREPARA PARA LANÇAR 128 KM DE FIBRAS ÓPTICAS EM RIOS DA REGIÃO NORTE

Por Davi de Souza (davi@petronoticias.com.br) –

luiz-pauloAinda que com desafios pelo caminho por conta da pandemia, o grupo Aquamar está se preparando para avançar em seu projeto Jungle Fiber. O empreendimento, conforme já noticiamos aqui, visa a expansão da conectividade no Norte do país por meio da instalação de fibras ópticas nos rios da região. O passo mais recente da companhia foi conseguir a licença de importação para 128 quilômetros de cabos produzidos na China. “A previsão de chegada dos cabos ao Brasil é de 90 dias, contados a partir desta semana. Após a chegada, o lançamento começará em, no máximo, 20 dias”, disse o diretor operacional da Aquamar, Luiz Paulo Cassiano. Esse primeiro trecho de fibras ópticas sairá de Belém, capital do Pará, e passará por outras cidades do estado: Barcarena, Ponta de Pedras e Abaetetuba. Cassiano falou ainda dos planos para encomendar a fabricação de mais 600 quilômetros de fibras ópticas que serão usadas para interligar Breve (PA), Afua (PA) e Macapá (AP). A estimativa do grupo é de atender, no mínimo, 30% da população dessas cidades com serviços de internet. Todas as atividades de pré-fabricação do cabo óptico já foram concluídas, como levantamentos hidrográficos e escolha da melhor rota de lançamento. “Estamos somente esperando agora o cabo chegar ao Brasil para podermos realizar o lançamento”, explicou.

Poderia nos atualizar sobre a situação sobre o projeto? A importação dos cabos já foi liberada pela Receita Federal?

jungle-fiber-fase1

Ilustração mostra a primeira etapa do projeto Jungle Fiber, interligando Belém a Macapá

Conseguimos no final de dezembro a nossa licença de importação ilimitada, aprovada pela Receita Federal. Agora, iremos entrar nos trâmites de logística para trazer os cabos até o Brasil. Compramos 128 quilômetros de cabos que interligarão os seguintes municípios do estado do Pará: Belém a Barcarena, Barcarena a Ponta de Pedras e Ponta de Pedras a Abaetetuba.

Após a liberação da Receita e o recebimento dos cabos, quais serão os próximos passos dentro do projeto?

Contratar um navio para trazer os cabos até o Brasil e fazer a liberação da carga. Depois, vamos retirar os cabos do navio e colocá-los na balsa de lançamento.

A previsão de chegada dos cabos ao Brasil é de 90 dias, contados a partir desta semana. Após a chegada, o lançamento começará em, no máximo, 20 dias.

Para 2021, que avanços o grupo Aquamar pretende conquistar no projeto Jungle Fiber?

AQM_4700Além de lançar o cabo nas cidades informadas, queremos solicitar da fábrica a confecção de mais 600 km para interligarmos as cidades de Abaetetuba (PA) – Breves (PA); Breves – Afua (PA); e Afua – Macapá (AP).

O senhor enxerga desafios adicionais para o projeto daqui em diante em virtude da pandemia?

Nossa maior preocupação é que as operações de lançamento envolvem diversas pessoas. São aproximadamente 60 profissionais. Então, teremos que ter todos os cuidados recomendados pelos órgãos de saúde para que nossa operação não venha causar um aumento dos casos de Covid-19.

A pandemia aumentou ainda mais a necessidade por serviços pela internet. Quantas pessoas a mais terão acesso a rede quando o projeto estiver concluído?

Ilustração mostra a extensão do projeto quando estiver concluído

Ilustração mostra a extensão do projeto quando estiver concluído

A demanda pela internet sempre estará aumentando e, por conta da pandemia, veio a necessidade de se trabalhar em home office. Isso acaba acelerando ainda mais esse processo de necessidade de internet. Nosso projeto tem a estimativa pessimista de atender, no mínimo, 30% da população de cada cidade.

Os levantamentos hidrográficos do projeto já foram concluídos? E a melhor rota de lançamento também já foi escolhida?

Todos as atividades pré-fabricação do cabo óptico já foram concluídas, tais como análise de uma pré-rota para os levantamentos hidrográficos, os levantamentos hidrográficos e escolha da melhor rota de lançamento. Estamos somente esperando agora o cabo chegar ao Brasil para podermos realizar o lançamento.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of