GRUPO ATIVISTA EXPLODE DUAS PLATAFORMAS DE PRODUÇÃO DA CHEVRON NA NIGÉRIA

Chevron nigeriaO momento ainda é de tensão na Nigéria. Nesta semana, o grupo militante Niger Delta Avengers (“Vingadores do Delta do Níger”, em livre tradução) assumiu a autoria de ataques que levaram à explosão de dois poços de petróleo da Chevron na região, além de um gasoduto da empresa norte-americana. A organização, que se declara a favor do meio ambiente e dos moradores do estado, vem afetando a produção de óleo e gás no país e demanda políticas que aumentam a participação nigeriana na exploração de campos, assim como a indenização por vazamentos ocorridos nos últimos anos.

Os ataques vêm em uma escalada desde a semana passada, quando o grupo fechou o terminal Escravos da Chevron e atacou a linha central de energia da empresa, parando todas as operações em campos onshore. Desta vez, o ataque foi direcionado aos blocos RMP 24 e RMP 23. Entre outras demandas, os ativistas exigem hoje que as petroleiras estrangeiras deixem a região para que a produção seja tocada pelo próprio país, gerando maior retorno para a população local.

Os ataques, que no final de maio também atingiram gasodutos da italiana ENI, vêm paralisando a indústria nigeriana de óleo e gás e já rebaixaram a produção do país a um dos níveis mais baixos das últimas décadas. No acumulado do ano, o índice produtivo caiu 46%, chegando a uma média de 1,1 milhão de barris por dia. Em janeiro, a média era de 2,03 milhões de barris.

Com a redução cada vez mais aguda, Angola ultrapassou a Nigéria e se tornou a maior produtora do continente africano, com uma média de 1,788 milhão de barris por dia. A mudança foi registrada no relatório relativo ao mês de abril da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of