PARENTE DEFENDE ATRAÇÃO DE SÓCIOS PARA CAPITALIZAÇÃO E RETOMADA DE PROJETOS DA PETROBRÁS

PEDRO PARENTENa semana de posse, a nova gestão da Petrobrás já começa a ganhar seus primeiros contornos. O presidente Pedro Parente (foto), afirmou nesta sexta-feira (3), em entrevista à Rádio Gaúcha, que a estatal dará prioridade à atração de sócios para movimentar projetos de investimento, em vez de buscar solução financeira apenas na política de venda de ativos. O objetivo deverá ser atrair recursos para dar fôlego a empreendimentos também das subsidiárias, que em grande parte vinham sendo cotadas para novos desinvestimentos bilionários.

Com o anúncio de novos caminhos, vem à tona a frase: “Seja bem vindo…mas não faça movimento brusco!”. Ao passo que assume a companhia em sua mais grave crise, Parente deverá enfrentar um cenário de inseguranças do mercado e começa agora a fazer novas sinalizações. Em sua fala, o executivo defendeu que a companhia deve encontrar solução própria para sua dívida, planejando parcerias que retomem projetos e sem recorrer à capitalização por parte do Tesouro Nacional.

Além disso, o novo presidente descartou totalmente a possibilidade de uma privatização da empresa, o que vinha sendo especulado devido a sua proximidade aos governos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, marcados pela política de privatizações de empresas nacionais. “Essa é uma decisão de acionista controlador, eu não vejo essa discussão acontecendo no governo, e não foi parte da conversa do presidente Temer comigo”, afirmou Parente.

Em seu discurso de posse na Petrobrás, nesta quinta-feira (2), Parente agradou o mercado ao apoiar a revisão do regime de operação única da estatal no pré-sal. O executivo, que também defendeu a continuidade do programa de desinvestimentos, afirmou que é necessário pensar novas formas de desenvolver a região do pré-sal, tirando da Petrobrás o encargo de explorar por conta própria os campos da área.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of