HALLIBURTON, SCHLUMBERGER, BAKER HUGHES E KCA DEUTAG SÃO AS NOVAS EMPRESAS DO SETOR DE PETRÓLEO A DEIXAREM A RÚSSIA

socialMais três gigantes do petróleo decidiram suspender ou abandonar completamente qualquer operação  na Rússia após a invasão da Ucrânia: Halliburton, Schlumberger e Baker Hughes. Este é mais um resultado das pesadas sanções impostas pelos Estados Unidos e União Europeia contra o governo de Vladmir Putin. As três empresas do setor de petróleo se juntaram à BP, Equinor, Shell e ExxonMobil que já tinham optado por abandonar completamente seus negócios na Rússia, enquanto algumas empresas, como a TotalEnergies, decidiram interromper mais investimentos no país, pois seus projetos atuais eram considerados valiosos demais para serem abandonados. A Baker Hughes disse que continua cumprindo as leis e sanções aplicáveis à medida que cumpre as obrigações contratuais atuais.

Lorenzo Simonelli (foto principal), presidente e CEO da Baker Hughes, disse que a crise na Ucrânia é de grande preocupação e apoia fortemente uma soluçãoJEWFF diplomática. “Condenamos a violência e nossos corações estão com as pessoas e famílias dos impactados. A saúde e a segurança de nossos funcionários, clientes, parceiros e suas famílias sempre continuam sendo nossa principal prioridade. Temos monitorado continuamente a situação e o anúncio de hoje segue uma decisão interna tomada com nosso Conselho de Administração e comunicada à nossa equipe de liderança no início desta semana. Continuamos comprometidos em atuar em total conformidade”, afirmou.

A Halliburton também suspendeu negócios futuros na Rússia, porque cumpre as sanções que proíbem transações e trabalho, inclusive para certos clientes russos estatais. A empresa acrescentou que priorizaria a segurança e a confiabilidade ao encerrar suas operações restantes na Rússia. A Halliburton também afirmou que interrompeu todos os embarques de peças e produtos sancionados específicos para a Rússia há várias semanas e que não possui joint ventures ativas na Rússia. O CEO da Halliburton, Jeff Miller (foto à direita), declarou: “A guerra na Ucrânia nos entristece profundamente. Temos funcionários na Ucrânia e na Rússia, e o conflito afeta muito nosso povo, suas famílias e entes queridos em toda a região. Desde o início deste conflito, priorizamos a segurança dos funcionários e a conformidade com todas as sanções relevantes”.

SCLUMBERAssim como seus dois concorrentes, a Schlumberger fez o mesmo ao decidir suspender imediatamente novos investimentos e implantação de tecnologia nas operações na Rússia. A empresa continuará monitorando ativamente a situação e cumprindo qualquer atividade existente em total conformidade com as leis e sanções internacionais aplicáveis: “Observamos com imensa preocupação a escalada do conflito na Ucrânia. Em primeiro lugar, estamos profundamente focados na saúde, segurança e proteção de nossos funcionários, colegas e suas famílias na Ucrânia, Rússia e em toda a região”, disse Olivier Le Peuch (foto à esquerda), CEO da Schlumberger . “Segurança e proteção estão no centro de quem somos como empresa, e pedimos a cessação do conflito e a restauração da segurança na região”, acrescentou.

Uma outra empresa que decidiu suspender suas operações em um comunicado divulgado hoje é a empreiteira de perfuração eKCA engenharia KCA Deutag, com sede em Aberdeen, na Escócia. “Estamos chocados e entristecidos com a deterioração da situação na Ucrânia e nos juntamos a muitos para pedir a todas as partes que trabalhem urgentemente para uma resolução pacífica na região”, afirmou Joseph Elkhoury (foto à direita), CEO da empresa. “Desde o início do conflito, a KCA Deutag estabeleceu um comitê dedicado para monitorar ativamente a situação e permanecer em total conformidade com todas as sanções aplicáveis. O grupo suspendeu todos os novos investimentos na Rússia e está avaliando suas opções relacionadas aos negócios russos. Continuamos focados na saúde, segurança e proteção de nossos colegas e suas famílias na Ucrânia e na Rússia. Nossos pensamentos continuam com os afetados por esses eventos trágicos”, finalizou.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of