IBAMA EMITE LICENÇA DE INSTALAÇÃO PARA O FPSO CIDADE DE SÃO VICENTE EM SÉPIA
O campo de Sépia, na área da cessão onerosa da Bacia de Santos, está se preparando para entrar em operação. Um novo obstáculo foi superado nesta semana com a emissão por parte do Ibama da Licença de Instalação (LI) para o FPSO Cidade de São Vicente. Com isso, está autorizada a ancoragem e o lançamento das linhas do poço a ser testado.
O próximo passo é o recebimento da Licença de Operação (LO), que, segundo o Ibama, já pode ser pleiteado desde já pela estatal, desde que cumpram as condicionantes da Licença de Instalação. Com a LO é possível iniciar o Teste de Longa Duração no local (TLD).
Os testes de longa duração são uma etapa anterior aos desenvolvimentos de produção, que duram entre 20 e 30 anos. A Petrobrás realizou a fase exploratória e declarou comercialidade da área em setembro de 2014. De acordo com os testes realizados, foi constatado óleo de boa qualidade (26º API), além da amplitude do reservatório, as vazões, e outras características.
O poço que já foi perfurado para a realização destes testes será conectado ao FPSO Cidade de São Vicente através de três linhas: a de produção, a anular (ou de serviço) e uma com um grupo de cabos que comandam a árvore de natal molhada, que fica instalada na cabeça do poço e é responsável pela sua abertura e fechamento.
Deixe seu comentário