IBAMA EMITE LICENÇA DE INSTALAÇÃO PARA O FPSO CIDADE DE SÃO VICENTE EM SÉPIA

FPSO Cidade de Sao VicenteO campo de Sépia, na área da cessão onerosa da Bacia de Santos, está se preparando para entrar em operação. Um novo obstáculo foi superado nesta semana com a emissão por parte do Ibama da Licença de Instalação (LI) para o FPSO Cidade de São Vicente. Com isso, está autorizada a ancoragem e o lançamento das linhas do poço a ser testado.

O próximo passo é o recebimento da Licença de Operação (LO), que, segundo o Ibama, já pode ser pleiteado desde já pela estatal, desde que cumpram as condicionantes da Licença de Instalação. Com a LO é possível iniciar o Teste de Longa Duração no local (TLD).

Os testes de longa duração são uma etapa anterior aos desenvolvimentos de produção, que duram entre 20 e 30 anos. A Petrobrás realizou a fase exploratória e declarou comercialidade da área em setembro de 2014. De acordo com os testes realizados, foi constatado óleo de boa qualidade (26º API), além da amplitude do reservatório, as vazões, e outras características.

O poço que já foi perfurado para a realização destes testes será conectado ao FPSO Cidade de São Vicente através de três linhas: a de produção, a anular (ou de serviço) e uma com um grupo de cabos que comandam a árvore de natal molhada, que fica instalada na cabeça do poço e é responsável pela sua abertura e fechamento.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of