INDÚSTRIA NAVAL MILITAR FRANCESA ESTÁ INVESTINDO EM NOVAS FRAGATAS, NAVIOS PATRULHA, SUBMARINOS E PORTA-AVIÕES

AQAAQAQAA França anunciou a construção de um porta-aviões para substituir o Charles de Gaulle, que está servindo à marinha do país. A informação é da ministra das Forças Armadas da França, Florence Parly. O navio deverá entrar em operação em 2038: “Posso confirmar que haverá uma estrutura operacional que será perfeitamente adaptada, desde o início, às nossas futuras aeronaves de combate, conhecidas sob o nome de SCAF. ” Parly não forneceu nenhum detalhe adicional, especialmente se o novo porta-aviões será convencional ou nuclear, mas passou a recapitular a grande modernização da Marinha Francesa que seu governo está concluindo: “Nunca, nos últimos 30 anos, a Marinha viu tanta renovação de seus ativos.” O atual  programa militar francês, de 2019-2023, prevê 110 bilhões de euros para a aquisição de equipamentos.  Uma parte significativa beneficia a ccddcdMarinha. Nos próximos meses, disse, “vou lançar obras de construção de submarinos de mísseis balísticos de terceira geração.”

Mais uma vez, ela não forneceu detalhes, mas por si só o anúncio é muito significativo, pois confirma a modernização a longo prazo da frota francesa de quatro submarinos de mísseis balísticos da classe Le Triomphant, atualmente armados com o míssil balístico M51, que também terá de ser substituído. Neste momento, a França está construindo duas fragatas da Classe FREMM,  Alsace e Lorraine, com entrega prevista para 2021 e 2022, respectivamente. Estas fragatas “são furtivas, duradouras e versáteis: são o símbolo de uma indústria naval na vanguarda da tecnologia moderna.  Em  10 anos, a Marinha terá recebido oito novas fragatas de primeira classe,”  disse a ministra.

bbggbggbbPara seguir a classe FREMM, a França planeja construir cinco novas fragatas FDI, que estão entre os projetos mais fortemente armados e tecnologicamente avançados agora disponíveis. O navio líder, Admiral Ronarc’h, está em construção e deve ser entregue em 2023, com o segundo em 2025. A França também lançou dois programas navais em cooperação com seus aliados europeus.  Os dois primeiros navios logísticos da frota sendo construídos pela Fincantieri, da Itália, em cooperação com o Naval Group da França, devem ser entregues até 2025. Para a guerra contra minas, a França está desenvolvendo o programa SLAMF, integrando sistemas de drones, em cooperação com a Grã-Bretanha. Para apoiar as missões de segurança da Marinha Francesa, a França lançou em julho a construção de dez navios de patrulha offshore conhecidos como “patrouilleurs océaniques” e deslocando 2.000 toneladas, que ficarão [[[[]estacionados na França. Os dois primeiros devem ser entregues até 2025.

Para as possessões francesas no exterior, a França encomendou seis navios de patrulha ultramarinos (Patrouilleurs Outre Mer, ou POM) que serão entregues em 2024 e 2025 e ficarão estacionados em La Réunion, Taiti e Nova Caledônia. Parly cortou na semana passada o primeiro aço do primeiro desses barcos, que vai deslocar cerca de 1.200 toneladas. Os navios, observou Parly, “protegerão os 10 milhões de quilômetros quadrados de mar que constituem nossa zona econômica exclusiva”. A França também está renovando sua frota de seis submarinos de ataque, com as unidades de nova geração da classe Barracuda substituindo os submarinos Rubis que estão em serviço. O líder da classe, Suffren, está concluindo suas provas de mar e deve ser entregue no final do ano.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of