ITAG E G+P FECHAM PARCERIA PARA ATUAR EM ASSESSORIA CONSULTIVA NA GESTÃO DE CONTRATOS E RESOLUÇÃO DE DISPUTAS EM DIVERSOS SETORES

Por Davi de Souza (davi@petronoticias.com.br) –

WhatsApp Image 2021-02-12 at 19.12.29

As equipes das empresas Itag e G+P

As previsões econômicas para 2021 são positivas e o mercado aposta que o PIB do Brasil deve crescer cerca de 3,5%. Alguns setores, como o de óleo e gás e construção civil também estão otimistas para esse ano, em virtude de fatores como o aumento do preço do barril e os juros mais baixos no país, respectivamente. Com esse cenário à frente, as empresas Itag Consultoria e G+P Soluções resolveram unir forças em busca de novas oportunidades nesses dois mercados.  As companhias firmaram uma parceria com a ideia de se tornar uma só empresa, aliando o conhecimento da G+P no setor de construção civil à experiência da Itag em óleo e gás. “A Itag levará sua expertise em assessoria consultiva em administração contratual, resolução de conflitos e gerenciamento de pleitos para o mercado da Construção Civil; e a G+P Soluções passará a atuar nos segmentos de óleo & gás, energia e saneamento, levando sua expertise consagrada em planejamento, desenvolvimento de orçamentos, controle de custos e análise de cronograma”, detalhou a sócia diretora da Itag Consultoria, Ilma Trindade Garcia. Já o diretor de operações da G+P, Sylvio Pinheiro, acredita que a entrada em outras áreas da economia é um caminho natural após vários anos vivendo um ritmo de expansão. “A G+P Soluções vem triplicando seu crescimento seguidamente nos últimos anos. Diante disso, surgiu a necessidade de estendermos nossa atuação em outros mercados, como óleo, gás, energia, saneamento, infraestrutura, dentre outros”, afirmou.

Como surgiu a ideia de formar essa parceria?

Ilma – A Itag é uma empresa que existe há sete anos e meio. Começamos como uma companhia de porte pequeno, mas durante o passar dos anos fomos surpreendidos com a quantidade de demanda que recebemos e, com isso, veio a necessidade de se expandir. Independente da crise que se evidencia no país nesses últimos anos, cresceu muito o número de solicitação de serviços à Itag nas áreas em que presta serviços de assessoria consultiva – administração contratual, gerenciamento de pleitos, assistência técnica em processos judiciais e arbitragens.

Assim, sentimos a necessidade de ampliar a estrutura da empresa para que possamos atender cada vez mais clientes sem perder a qualidade, a eficiência, a agilidade, a criatividade e a competência já reconhecidas no mercado. 

Após realizar uma série de estudos, contatos, conversas e análises de potenciais parceiros, chegamos à G+P Soluções, uma sólida empresa com mais de 15 anos de  existência, com sede no Rio de Janeiro e escritórios em Brasília, São Paulo, Vitória e Recife, que atua na área de orçamentos, planejamento e gerenciamento de contratos no segmento da Construção Civil. Como a  Itag atua predominantemente nos segmentos de óleo & gás, energia, saneamento e infraestrutura, após algumas sessões de conversas entre os sócios, percebemos que as duas empresas tinham sinergia e, por isso, vislumbramos a oportunidade de firmar essa parceria.

Assim, a Itag levará sua expertise em assessoria consultiva em administração contratual, resolução de conflitos e gerenciamento de pleitos para o mercado da Construção Civil e a G+P Soluções passará a atuar  nos segmentos de óleo & gás, energia e saneamento, levando sua expertise consagrada em planejamento, desenvolvimento de orçamentos, controle de custos e análise de cronograma.

Quais são os objetivos das empresas?

Ilma Garcia

Ilma Garcia

Sylvio – A G+P Soluções sempre foi dedicada à gestão, planejamento e apoio às empresas. Em virtude da demanda do mercado da construção civil, nos tornamos uma companhia de soluções para todos os setores de engenharia. Por conta disso, nos transformamos em um polo captador de profissionais de cada área da engenharia.

No entanto, ainda nos faltava toda essa parte na qual a Itag já atua. Com essa parceria, seremos uma única empresa e atenderemos tanto a parte da construção civil/imobiliária, como também a parte de construção e montagem industrial nos segmentos de óleo, gás, energia, saneamento e infraestrutura.

Ilma – A G+P Soluções é atuante no segmento da Construção Civil e trabalha para grandes construtoras, incorporadoras e fundos de investimento. A partir dessa parceria, a Itag passará a atuar também no segmento imobiliário, levando nossos serviços de consultoria para esse setor.

Como está a expectativa da Itag em relação ao segmento imobiliário?

Ilma – Apesar da crise que o país enfrenta, este é um setor que está em constante crescimento, ou seja, não sofreu descontinuidade. A G+P Soluções tem um reconhecimento muito grande no mercado imobiliário, por conta de sua participação em grandes empreendimentos, o que lhe confere uma carteira de clientes bem consolidada. Existe uma grande oportunidade para atuação da Itag no segmento que a G+P Soluções já atua. Então, vamos levar a esse mercado, consultoria de qualidade e excelência na gestão dos contratos desse setor.

E quais são as perspectivas de novos negócios da G+P Soluções dentro do mercado de óleo e gás, energia e outros?

Sylvio – A G+P Soluções vem triplicando seu crescimento seguidamente nos últimos anos. Diante disso, surgiu a necessidade de estendermos nossa atuação em outros mercados, como óleo, gás, energia, saneamento, infraestrutura, dentre outros. Com isso, a G+P Soluções tem ampliada a sua atuação que já é diferenciada e reconhecida no mercado da Construção Civil.

Poderia detalhar quais as atividades e serviços que irão desempenhar no mercado de óleo e gás, energia e outros?

Sylvio Pinheiro

Sylvio Pinheiro

Sylvio – Nós nascemos como uma empresa de planejamento físico. Então, está em nosso DNA toda essa parte de planejamento. Com isso, conseguimos trazer essa metodologia que conseguimos aplicar no mercado de construção civil para esses outros setores. Percebemos que a metodologia que desenvolvemos também se aplica no mercado de grandes empreiteiras e grandes players da construção pesada.

Somos especialistas em orçamentação, viabilidade de negócios, gerenciamento e coordenação de projetos, reorçamentação durante o período de obras (para saber como o projeto está se portando), controle físico e financeiro da obra e acompanhamento de performance.

Quais serão os próximos passos dentro dessa parceria?

Ilma – Estamos na fase de prospecção de negócios, com um cenário bastante promissor. Estamos ainda juntando nossos setores comerciais e ampliando nosso time. As duas empresas já têm trabalhos contratados. Estamos nos estruturando para atender às demandas que virão a partir dessa parceria.

Sylvio – Para aumentar nossa sinergia, a Itag já migrou para a sede da G+P Soluções no Rio de Janeiro. Estamos fazendo uma transferência paulatina. Com isso, todos nossos setores estão entrando em sinergia. Hoje, estamos na fase final de adaptação da formatação dos documentos que geramos aos nossos clientes, como relatórios técnicos, por exemplo.

Nosso setor de programação interno está montado para otimizar todos os relatórios e possibilitar que esse trabalho seja feito da forma com a qual estamos acostumados. Nosso investimento em programação e tecnologia é para que as pessoas consigam ter os resultados eficientes e com baixo custo. Todo nosso setor de desenvolvimento interno dá apoio a todos os serviços que prestamos às empresas. Isso maximiza nosso trabalho.

A ideia então é unir a operação das duas empresas?

Sylvio – As operações vão se unir para ganharmos escala e resultados. Gradualmente, haverá a  migração da Itag para a G+P Soluções para que se tornem uma única empresa. Na verdade, já estamos nos unindo. Para que nenhuma das empresas pare suas operações e compromissos assumidos anteriormente à nossa parceria, precisamos manter as duas operações em atividade. Estamos paulatinamente trazendo todas as operações da Itag para a G+P Soluções, gerando uma única empresa ainda mais robusta.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of