ITAIPU QUER ULTRAPASSAR BARREIRA DOS 100 MILHÕES DE MWh EM 2013

A assinatura do Tratado de Itaipu, entre o Brasil e o Paraguai, completou 40 anos na última sexta-feira (26), no momento em que a usina apresenta uma produção de energia em ritmo recorde. Até sexta, a unidade havia produzido 32,4 milhões de Megawatt/hora, ante 31,5 milhões de MWh acumulados até a mesma data do ano passado, quando a usina estabeleceu um novo recorde mundial de energia, com 98,2 milhões de MWh produzidos ao longo do ano inteiro. Mesmo com os resultados positivos, uma das metas cobiçadas pela administração de Itaipu é conseguir gerar mais de 100 milhões de MWh em 2013.

As condições do país atualmente foram apontadas pelo superintendente de Operação da Itaipu, Celso Torino, como a impulsão para o melhor desempenho. Entre os fatores apontados, estão: demanda em alta em ambos os países, disponibilidade de água, boa coordenação com os operadores dos sistemas elétricos brasileiro e paraguaio, e excelente índice de disponibilidade das unidades geradoras.

Além disso, algumas outras mudanças tem influenciado, como informou Torino: “São diversas medidas que possibilitaram melhorar os índices de manutenção, produção e transmissão e que, neste ano, estão nos ajudando desde o dia 1º de janeiro”.

Segundo o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek (foto), uma das metas da usina é romper a barreira anual dos 100 milhões de MWh.

“A meta é continuar buscando o aperfeiçoamento constante, estender ao máximo os limites da produção da usina e seguir contribuindo com a geração de energia de qualidade para o Brasil e para o Paraguai”, disse.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of