JAMAICA VAI COMEÇAR A GERAR ENERGIA A PARTIR DO GÁS NATURAL

Kelly-Tomblin JPSO país de Bob Marley, apesar do imaginário popular, está longe de ser verde em termos energéticos. Com cerca de 95% de suas usinas elétricas baseadas no petróleo, a Jamaica vem tentando se desvencilhar dessa marca, com um planejamento ambicioso de ampliação de fontes renováveis e menos poluentes, como o gás natural. E o primeiro projeto à base do insumo está prestes a iniciar a geração.

O país caribenho recebeu sua primeira carga de Gás Natural Liquefeito (GNL) nos últimos dias, para a utilização na usina de Bogue, em Montego Bay, com capacidade para gerar 120 MW, após a finalização do empreendimento nos últimos meses. A empresa New Fortress Energy ficou responsável pelo fornecimento de GNL à Jamaica Public Service (JPS), que cuida da geração.

“Nosso país vem buscando a diversidade de fontes há muito tempo e este ano representa o momento de virada, com a introdução definitiva do gás e da geração solar na matriz, além da adição de uma capacidade significativa de geração eólica”, afirmou a presidente da JPS, Kelly Tomblin (foto).

A meta do país é atingir a marca de 30% de geração a partir de fontes renováveis até 2030, mas pesquisas recentes indicam que a Jamaica seria capaz de tornar até 40% da matriz renovável antes de 2027.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of