JUSTIÇA APROVA ACORDO DE DELAÇÃO DO DOLEIRO YOUSSEF

youssefA lista de políticos e empresários a serem investigados e possivelmente denunciados por envolvimento no esquema da Petrobrás vai aumentar. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, deu o aval nesta sexta (19) para o acordo de delação premiada do doleiro Alberto Youssef (foto). O doleiro é apontado pela Polícia Federal como o chefe do cartel de empresas que atuava dentro da Petrobrás e que está sendo investigado na Operação Lava Jato.

A homologação emitida pelo magistrado aprova os termos do acordo fechado entre Youssef e o Ministério Público. Entre os apontamentos feitos pelo delator estão delitos e os nomes de envolvidos. Em troca, Youssef terá uma redução em sua pena, caso sejam comprovadas as informações passadas por ele.

O Ministério Público se encarregará do próximo passo, separar o que será investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), nível encarregado de julgar deputados, senadores e ministros; pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ); instância julgadora de governadores; e pela Justiça Federal do Paraná, que cuidará de todos que não têm foro privilegiado.

A homologação da delação premiada seguiu o mesmo procedimento da também aprovada de Paulo Roberto Costa, ex-diretor de abastecimento da Petrobrás, acusado de operar os desvios de dinheiro nos contratos da estatal em favor de partidos políticos.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of