MAERSK ENCOMENDA OITO NAVIOS PARA OPERAR COM METANOL NEUTRO DE CARBONO A PARTIR DE 2024

maerskO grupo Maersk está se planejando e se preparando para apresentar o primeiro de uma série inovadora de 8 grandes navios porta-contêineres capazes de operar com metanol neutro em carbono no primeiro trimestre de 2024.  Os navios serão construídos pela Hyundai Heavy Industries (HHI) e terão uma capacidade nominal de aprox. 16.000 contêineres de 20 pés. O acordo com a HHI inclui uma opção para quatro embarcações adicionais em 2025. A série substituirá as embarcações mais antigas, gerando uma economia anual de emissões de CO? de cerca de 1 milhão de toneladas. Como pioneiros no setor, os navios oferecerão aos clientes da Maersk um transporte neutro em carbono em alto mar. Mais da metade dos 200 maiores clientes da Maersk definiram ou estão em processo de definir metas ambiciosas com base científica, a exemplo do carbono zero para suas cadeias de abastecimento. Em um comunicado, a empresa diz que ” Como parte da colaboração contínua da Maersk com osNAVIO 1 clientes – líderes de sustentabilidade corporativa – como Amazon, Disney, H&M Group, HP Inc., Levi Strauss & Co., Microsoft, Novo Nordisk, The Procter and Gamble Company, PUMA, Schneider Electric, Signify, Syngenta e Unilever se comprometeram a usar e dimensionar soluções de carbono zero para o transporte marítimo.

As embarcações vêm com uma configuração de motor bicombustível. O gasto de capital adicional para a capacidade de combustível duplo, que permite a operação com metanol, bem como combustível convencional com baixo teor de enxofre, estará na faixa de 10 a 15% do preço total. Isso permitirá que a Maersk dê um salto em dimensionar soluções neutras em carbono e liderar a descarbonização da logística de contêineres. Segundo o CEO da Maersk, Soren Skou, “A hora de agir é agora, se quisermos resolver o desafio climático do transporte marítimo. Este pedido prova que soluções neutras em carbono estão disponíveis hoje em todos os segmentos de navios porta-contêineres e que a Maersk está comprometida com o número henriquecrescente de nossos clientes que buscam descarbonizar suas cadeias de suprimentos. Além disso, este é um sinal firme para os produtores de combustível de que a demanda de mercado considerável pelos combustíveis verdes do futuro está surgindo rapidamente”.

Para Henriette Hallberg Thygesen, CEO de Frota e Marcas Estratégicas na Maersk, “Estamos muito entusiasmados com estas adições à nossa frota, que oferecerão acesso exclusivo ao transporte neutro em carbono em alto mar aos nossos clientes, ao mesmo tempo em que equilibra suas necessidades de custos competitivos de slots e operações flexíveis. Para nós, este é o tipo de navio de grande porte ideal para permitir o comércio global sustentável em alto mar nas próximas décadas e, a partir de nosso diálogo com potenciais fornecedores, estamos confiantes que conseguiremos obter o metanol neutro em carbono necessário.”

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of