MAGDA CHAMBRIARD QUER MUDANÇAS NOS PLANOS DE PRODUÇÃO DA PETROBRÁS

A Petrobrás ainda pode fazer muito mais. Esse é o entendimento da ANP (Agência Nacional do Petróleo e Biocombustíveis), quando o assunto é produção de petróleo. Preocupada com os resultados da estatal, Magda Chambriard, diretora-geral da ANP, tem falado de um replanejamento significativo da produção da estatal nos maiores campos no Brasil. A  executiva, que é engenheira de formação, está inspirada: passou pela Noruega e viu campos produtivos após quatro décadas de atividade.

Conforme disse Magda em reportagem do jornal Valor Econômico, é preciso haver melhorias nos projetos da estatal. Tais mudanças poderiam ocorrer no local dos poços injetores, na perfuração de novos poços onde os reservatórios produzem menos água.

Entre os exemplos mais preocupantes para a diretora-geral, está o campo gigante de Marlim, que possui cerca de 2,5 bilhões de barris de óleo. Há dez anos, o reservatório chegou a fazer 600 mil barris diariamente. No entanto, em agosto de 2012, não produzia mais que 192,1 mil barris por dia, de acordo com o Banco de Dados de Exploração e Produção (BDEP).

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of