MARCOPOLO LANÇA SEU ÔNIBUS ELÉTRICO EM MAIS UMA CIDADE DO INTERIOR DE SÃO PAULO
A Marcopolo, maior fabricante de ônibus da América Latina, presidente em 40 países, está apostando nos veículos leves sobre pneus 100% elétrico do Brasil. Em parceria com a cidade de São José dos Campos, em São Paulo, fez um novo lançamento, em parceria com a BYD. O novo veículo faz parte de uma estratégia para promover o avanço do transporte coletivo elétrico no Brasil. Rodrigo Pikussa (foto à direita), diretor de Negócios da Marcopolo, disse que “O atual sistema de transporte público nas grandes cidades tem sofrido dificuldades há tempos, que se tornaram mais agudas com a pandemia. Acreditamos que as cidades precisarão reorganizar os seus sistemas, desde o modelo tarifário de custeio até questões de qualidade como velocidade, pontualidade e a confiança dos usuários. Neste contexto a mobilidade elétrica é uma alternativa pois, como sabemos, tem custo operacional inferior se comparado ao diesel. Trata-se de uma tendência mundial.”
A companhia está de olho nas oportunidades. A adoção de veículos com tecnologia limpa “ será cada vez mais rápida e necessária para uma mobilidade urbana sustentável e que promova a preservação ambiental,” acredita. A Marcopolo já está envolvida há alguns anos em diferentes projetos de veículos movidos a combustíveis de fontes renováveis. A parceria da Marcopolo com a BYD já entregou modelos elétricos para diversas cidades, como Bauru, Campinas e São Paulo, em São Paulo, Belém (PA), Brasília (DF), Vitória (ES), Fortaleza (CE), Maringá (PR) e Volta Redonda (RJ).
“Além disso, há provedores de energia dispostos a investir no sistema e até mesmo no material rodante, pois os ônibus são carregados fora do horário de pico, quando há energia disponível e as linhas de transmissão estão ociosas. Existe ambiente propício para desenvolvermos o transporte coletivo elétrico no país”, afirmou Pikussa. O grande desafio está no capital necessário para a sua aplicação. Hoje, além dos tradicionais players do segmento, temos a chegada dos distribuidores elétricos, interessados em investir não apenas em infraestrutura, mas também no material rodante. Para o projeto do município paulista, os veículos começam a ser produzidos em março e serão entregues até outubro de 2021.
Porque fazer parceria com empresas do partido comunista chinês genocida?