MARINHA VAI INVESTIGAR VAZAMENTO DA MODEC

A Marinha do Brasil abriu inquérito administrativo para investigar o vazamento ocorrido na Baía de Ilha Grande, durante a navegação do FPSO Cidade de São Paulo, da empresa Modec, que será utilizado pela Petrobrás no campo de Guará, na Bacia de Santos.

As causas do acidente ainda não estão esclarecidas, mas as especulações sobre a quantidade de óleo derramado continuam. Enquanto a secretaria estadual de Ambiente aponta que foram 10 mil litros despejados, a Modec afirma que foram no máximo 4,4 mil litros.

O inquérito deve se estender por até 90 dias, com a possibilidade de gerar uma multa ao fim das investigações. O Secretário Carlos Minc afirmou que a multa prevista para a empresa, inicialmente anunciada em R$ 10 milhões, deve ter um valor mais alto.

Minc também acusa a companhia de desrespeitar normas internacionais de navegação. A empresa teria trocado a água de lastro do navio dentro da Baía de Ilha Grande, o que só poderia ser feito em alto-mar, para não trazer espécies marítmas exóticas e causar danos ao ecossistema local. A empresa nega.

 

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of