MERCADO REAGE ÀS DECLARAÇÕES DE GUEDES SOBRE PRIVATIZAÇÃO E FUTURO DA PETROBRÁS
Uma nova declaração sobre a possível intenção de privatizar a Petrobrás pegou o mercado pelo pescoço e sacudiu. O ministro da Economia, Paulo Guedes, defendeu a desestatização da petroleira e disse que a empresa pode “valer zero daqui a 30 anos”, fazendo referência ao movimento de transição energética. Pronto. Foi o necessário para uma reação em cadeia em todo o setor. Na B3, em São Paulo, os investidores ficaram animados e não ligaram muito para o diagnóstico de morte da estatal anunciado por Guedes. Prevaleceu na Faria Lima a possibilidade de privatização da petroleira. As ações da companhia subiram forte, crescendo cerca de 6% no fechamento de ontem (25).
A Petrobrás também reagiu. Em comunicado ao mercado, a empresa disse que questionou o governo “por meio do Ministério da Economia (ME), sobre a existência ou não de tais estudos ou de qualquer outro fato relevante que deva ser divulgado ao mercado sobre o tema, nos termos da Resolução CVM 44/2021”. O Ministério de Minas e Energia, por sua vez, a quem a Petrobrás se reporta diretamente, deve se pronunciar após o retorno do ministro Bento Albuquerque ao Brasil. Como noticiamos, ele participou de um evento sobre energia na Arábia Saudita, na última semana.
A possibilidade de uma privatização da Petrobrás começou após uma declaração de Jair Bolsonaro no último dia 14. Naquela ocasião, o presidente disse que tinha vontade de privatizar a empresa e que estudaria o assunto com a equipe econômica. Ontem, durante um evento em Brasília, Guedes retomou o assunto. “Se daqui a 10 ou 20 anos, o mundo inteiro migra para hidrogênio e energia nuclear, abandonando o combustível fóssil… A Petrobrás vai valer zero daqui a 30 anos”, afirmou. O ministro da Economia disse também que o Brasil deve extrair os seus recursos petrolíferos o mais rápido possível.
Veja abaixo o trecho em que Guedes defende a privatização da Petrobrás:
Lamentável, que jogo criminoso está sendo jogado…e nas barbas das maiores autoridades que aceitam qquer coisa. esse senhor então, é o eike batista da economia.
Não custa nada lembrar: é o dólar, estúpido.
É inacreditável. Essa política de preços faz os valores de combustíveis dispararem… Bolsonaro, que não faz ideia do que é política de preços, diz que não pode fazer nada e vê como única solução privatizar a empresa. Daí vem o Guedes, que nunca nem pisou na calçada da Petrobrás, fala que a empresa não vai valer nada… Se esquece do saber tecnológico, corpo técnico e potencial da empresa em outras fontes de geração de energia… Em resumo: ISSO É UM DESGOVERNO QUE ESTÁ ROUBANDO O PAÍS!!!
A esquerda fica revoltada quando se tira as possíveis fontes para se roubar dinheiro dos cofres públicos do país..