MERCADO REAGE ÀS DECLARAÇÕES DE GUEDES SOBRE PRIVATIZAÇÃO E FUTURO DA PETROBRÁS

guedesUma nova declaração sobre a possível intenção de privatizar a Petrobrás pegou o mercado pelo pescoço e sacudiu. O ministro da Economia, Paulo Guedes, defendeu a desestatização da petroleira e disse que a empresa pode “valer zero daqui a 30 anos”, fazendo referência ao movimento de transição energética. Pronto. Foi o necessário para uma reação em cadeia em todo o setor. Na B3, em São Paulo, os investidores ficaram animados e não ligaram muito para o diagnóstico de morte da estatal anunciado por Guedes. Prevaleceu na Faria Lima a possibilidade de privatização da petroleira. As ações da companhia subiram forte, crescendo cerca de 6% no fechamento de ontem (25).

A Petrobrás também reagiu. Em comunicado ao mercado, a empresa disse que questionou o governo “por meio do Ministério da Economia (ME), sobre a existência ou não de tais estudos ou de qualquer outro fato relevante que deva ser divulgado ao mercado sobre o tema, nos termos da Resolução CVM 44/2021”. O Ministério de Minas e Energia, por sua vez, a quem a Petrobrás se reporta diretamente, deve se pronunciar após o retorno do ministro Bento Albuquerque ao Brasil. Como noticiamos, ele participou de um evento sobre energia na Arábia Saudita, na última semana.

A possibilidade de uma privatização da Petrobrás começou após uma declaração de Jair Bolsonaro no último dia 14. Naquela ocasião, o presidente disse que tinha vontade de privatizar a empresa e que estudaria o assunto com a equipe econômica. Ontem, durante um evento em Brasília, Guedes retomou o assunto. “Se daqui a 10 ou 20 anos, o mundo inteiro migra para hidrogênio e energia nuclear, abandonando o combustível fóssil… A Petrobrás vai valer zero daqui a 30 anos”, afirmou. O ministro da Economia disse também que o Brasil deve extrair os seus recursos petrolíferos o mais rápido possível.

Veja abaixo o trecho em que Guedes defende a privatização da Petrobrás:

3
Deixe seu comentário

avatar
3 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
Pedro TavaresUm caraJonas Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Jonas
Visitante
Jonas

Lamentável, que jogo criminoso está sendo jogado…e nas barbas das maiores autoridades que aceitam qquer coisa. esse senhor então, é o eike batista da economia.
Não custa nada lembrar: é o dólar, estúpido.

Um cara
Visitante
Um cara

É inacreditável. Essa política de preços faz os valores de combustíveis dispararem… Bolsonaro, que não faz ideia do que é política de preços, diz que não pode fazer nada e vê como única solução privatizar a empresa. Daí vem o Guedes, que nunca nem pisou na calçada da Petrobrás, fala que a empresa não vai valer nada… Se esquece do saber tecnológico, corpo técnico e potencial da empresa em outras fontes de geração de energia… Em resumo: ISSO É UM DESGOVERNO QUE ESTÁ ROUBANDO O PAÍS!!!

Pedro Tavares
Visitante
Pedro Tavares

A esquerda fica revoltada quando se tira as possíveis fontes para se roubar dinheiro dos cofres públicos do país..