MINERADORAS E PETROLEIRAS SE PREPARAM PARA CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE CLIMA

Ben van BeurdenA pouco menos de seis meses da 21ª Conferência do Clima (COP 21) das Nações Unidas, as petrolíferas e mineradoras estão se envolvendo mais com a questão e se preparando para participar do evento. O objetivo do evento é limitar o aquecimento produzido pelo homem a dois graus Celsius acima dos níveis pré-industriais e, para isso, a colaboração de petrolíferas e mineradoras é indispensável.

O tema se tornou tão importante que as companhias Total, Saudi Aramco, Eni SpA, BG PLC, Shell e outras formaram uma associação especificamente para terem voz no debate climático e estão tentando convencer outras companhias a entrarem no debate e na associação.

O presidente da Sell, Ben Van Beurden (foto), disse em fevereiro que a companhia não podia mais ter uma “participação tímida no tema”. A possibilidade de, no final do ano, em Paris, serem definidos os limites globais de emissões de carbono acendeu o sinal amarelo na companhia. “Precisamos ter certeza que nossas vozes serão ouvidas por membros do governo, da sociedade civil e do público em geral”, afirmou.

A Exxon também vem se preocupando com a questão. O presidente da companhia, Rex Tillerson, disse numa recente conferência que, mesmo daqui a 30 anos, cerca de 80% do suprimento de energia mundial virá de combustíveis fósseis. “Acreditamos estar num negócio de que todo mundo precisa. O precisamos fazer é operar de forma aceitável para o público”, disse.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of