MINISTRO DO STF AUTORIZA QUEBRA DE SIGILO BANCÁRIO E FISCAL DE RENAN CALHEIROS DENTRO DA LAVA JATO

Renan CalheirosA Operação Lava Jato é, sem dúvida alguma, um marco histórico no combate à corrupção no Brasil. Nomes dos mais altos escalões do mundo empresarial e político estão sendo investigados sem tratamento diferenciado. O próximo cacique da política nacional a ser investigado é o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). O parlamentar teve seus sigilos bancário e fiscal quebrados pelo ministro do Superior Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki, relato da operação.

O caso investigado é a contratação do consórcio Estaleiro Rio Tietê pela Transpetro em 2010. O presidente da subsidiária da Petrobrás à época, Sérgio Machado, havia sido indicado por Calheiros. As empresas que formam o consórcio – Rio Maguari Serviços e Transportes Rodoviários, SS Administração e Serviços e Estre Rio Petróleo e Gás – teriam repassado propina a Renan camufladas de doações eleitorais ao diretório do PMDB de Alagoas e à própria campanha do senador em 2010. .

O ex-presidente da Transpetro foi um dos alvos da última fase da Lava Jato, denominada Catilinárias. A operação foi uma das de maior repercussão, com mandados de busca e apreensão na casas do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, no Rio de Janeiro e Brasília, e nas residências dos ministros da Ciência e Tecnologia, Celso Pansera (PMDB-RJ), e do Turismo, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN); do senador e ex-ministro de Minas e Energia Edison Lobão (PMDB-MA); do deputado federal Aníbal Gomes (PMDB-CE).

Calheiros também estava no foco da Operação, mas o Zavascki negou o pedido de buscas e apreensões na casa do alagoano. A solicitação feita pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pela quebra dos sigilos, no entanto, foi acatada. Se a Polícia Federal ou os procuradores encontrarem quaisquer indícios de irregularidades será a vez de Janot decidir se apresenta ou não denúncia contra Calheiros.

As atenções se voltaram para Calheiros e seus aliados a partir dos depoimentos do ex-diretor de Abastecimento da Petrobrás Paulo Roberto Costa e do doleiro Alberto Youssef. Ambos fecharam acordos de delação premiada, nos quais passam informações sobre os esquemas dentro das instituições em troca de diminuição sobre suas penas. Paulo Roberto chegou a confessar o recebimento de R$ 500 mil em propina de Sérgio Machado para facilitar a contratação de navios no sistema bareboat pela Transpetro

Tudo aponta para irregularidades no processo. Fora do âmbito da Operação Lava Jato, o Ministério Público Federal de Araçatuba, em São Paulo, já investigava a contratação do consórcio. Uma ação de improbidade administrativa contra Sérgio Machado e Wilson Quintela Filho, um dos dirigentes do consórcio, e outros empresários e servidores público está em curso. Duas semanas antes do início da licitação, a SS Administração e Serviços, participante do consórcio, arrendou um terreno em Araçatuba “com vista a construir os comboios da Transpetro”, demonstrando o conhecimento dos próximos passos do processo.

3
Deixe seu comentário

avatar
3 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
MandacaruManuel AudazMandacaru Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Mandacaru
Visitante
Mandacaru

Essa raposa do deserto “Brasília”, o que tem demais é processos, mas nada que o alije da vida publica, sai mais volta e isso já é desde 1992.
Eterno presidente do senado, só se construindo um presidio lá dentro, pois de imediato serviria e com os colegas e amigos, Lobão, Delcídio Amaral, Fernando Collor, Romário, Aloysio Mercadante, José Agripino, Aécio Neves, Lindberg Farias, Marcelo Crivela, Gleisi Hoffman e etc..

Manuel Audaz
Visitante
Manuel Audaz

É Mandacaru,
É nós eleitores, cidadãos e trabalhadores que almejamos apenas prosperar, insistimos em cometer os mesmos erros reelegendo e acreditando em discursos circenses.
Somente quando a crise bate à nossas portas, nos mexemos e mesmo assim, modestamente.
É essa corja, se perpetua no poder ferrando com o país!
Culpa nossa!

Mandacaru
Visitante
Mandacaru

Desde que me entendo, o Nordestino é um povo sofrido, sem assistência e trabalhador… Mas nesse governo é formada por maioria, eleita ou nomeada por esta máfia, que marcaram para Brasília e passaram a viver como verdadeiros Reis, Czar Nordestino. É Lobão, Collor, Renan,Lula, Severino, os Anões, todos buscando uma solução definitiva de verbas, para desenvolvimento e desvios ao próprio bolso…. A SUDENE, Foi criada no governo militar e não conseguiu desenvolver o nordeste, os donos da terra, era quem comandavam as frentes de trabalho, desde os tempos de Belmiro Gouveia, toda tentativa do governo Figueiredo, em Criar frentes de… Read more »