MODEC E TOYO ANUNCIAM JOINT VENTURE FOCADA EM NEGÓCIOS NO MERCADO DE NAVIOS-PLATAFORMAS
União nipônica. As japonesas Modec e Toyo Engineering anunciaram a criação de uma joint venture focada no mercado de navios-plataformas (FPSO). A parceria concentrará esforços em negócios de Engenharia, Aquisição, Construção e Instalação (EPCI) dessa classe de embarcações. O estabelecimento da joint venture ainda depende da obtenção de licenças e aprovações oficiais das autoridades competentes. A nova empresa será batizada de Offshore Frontier Solutions e terá sede em Cingapura. A Modec deterá 65% da joint venture enquanto a Toyo ficará com os 35% restantes.
“Nos últimos 15 anos, a Modec vem colaborando com a Toyo nos escopos EPC de topside para vários projetos de FPSO. Através do estabelecimento da empresa de joint venture, Modec e Toyo aprofundarão ainda mais a forma de colaboração e fortalecerão conjuntamente as capacidades de engenharia e gerenciamento de projetos para realizar os desafiadores projetos FPSO de grande escala. As duas empresas visam em conjunto fortalecer as capacidades tecnológicas e a competitividade na indústria de FPSO”, disse a Modec, em comunicado.
A Modec está no Brasil desde 2003, onde opera a maior parte de sua frota. A empresa tem cerca de 3.000 funcionários no país – mais de 90% deles brasileiros. A companhia já construiu 15 FPSOs para o offshore brasileiro. O mais recente foi o FPSO Almirante Barroso MV32, que está a caminho do Brasil.
Nós brasileiros assistimos essa fusão como resultado de mercado, sobretudo quando os principais empreendimentos foram ganhos pelas Multinacionais japonesas. Considerando a expertise de ambas em aquisição e construção que atende principalmente os setores de hidrocarbonetos e petroquímicos em todo o mundo, a tendência será de conseguir os próximos trabalhos a serem licitados no Brasil e proporcionando melhoria no mercado de Trabalho tão necessitado ultimamente.