NEOSOLAR DÁ UM SALTO DE 30% EM SEU CRESCIMENTO E SUGERE MUDANÇAS PARA QUE O SETOR DE GERAÇÃO FOTOVOLTAICA AMPLIE AINDA MAIS
O Projeto Perspectivas 2024 traz hoje um perfil interessante da geração de energia solar, revelada pelo sócio fundador de uma das maiores empresas desse segmento: a Neosolar. O executivo Raphael Pintão revela um crescimento de 30% de sua empresa em 2023, mas aponta o dedo em direção aos altos juros e às mudanças regulatórias para dizer o quanto esses dois fatores prejudicaram o setor no ano passado. Ele dá boas sugestões para que o governo melhore o ambiente de negócios e aposta nos carros elétricos, na geração fotovoltaica e nas baterias de lítio como promissores para este ano. Vamos então às opiniões do sócio-fundador da NeoSolar:
– Como foi o ano de 2023 para sua empresa no seu segmento de negócios?
– Olha, o ano 2023 foi um ano desafiador para a energia solar, mas muito bom para a NeoSolar, que fechou o ano com 30% de crescimento. Os juros altos e mudanças regulatórias foram muito prejudiciais ao mercado de Geração Distribuída. Por outro lado, crescemos bastante no segmento Off Grid, nos carregadores para carros elétricos e também com bombas e as baterias de lítio que começam a decolar.
– Diante disso, que sugestões gostaria de passar para o governo ou para o mercado com o objetivo de melhorar as condições de negócios no Brasil?
– O Brasil precisa de um plano e uma boa coordenação. No nosso mercado, por exemplo, o governo parece já ter percebido a importância da transição energética e as grandes oportunidades que ela traz.
Por outro lado, as medidas concretas são insuficientes ou até contrárias a essa transição, em alguns casos.
A falta de uma visão mais clara, refletida em um plano de médio e longo prazo, acaba abrindo caminho para pressão de outros setores tradicionais que travam o desenvolvimento do país.
Nesse sentido, minha sugestão é que o governo coloque no papel um plano mais concreto para a transição energética e se comprometa, de fato, com esse plano.
– Quais são as suas perspectivas de negócios do seu segmento para este novo ano que está para começar e quais as perspectivas da nossa economia para 2024?
– A energia solar e os veículos elétricos devem crescer bastante em 2024.
Falando especificamente dos negócios da Neosolar, todas as nossas unidades devem crescer.
As baterias de lítio devem ter um papel importante, o programa Luz Para Todos também deve continuar demandando muitos sistemas de energia solar.
Temos ainda alguma dúvida sobre a economia, apesar de otimistas. Ainda assim, nossos segmentos costumam crescer mais que a economia como um todo e as novas tecnologias de energia devem ter mais um ano excelente.
Bom dia,
Só não entendi a correlação do texto com a foto montagem com as logos da Nuclep e da Companhia Estatal de Energia Nuclear (Rosatom) da Rússia. Eles estão engajados em Energia Solar ?
Obrigado por informar qualquer detalhe
Bom Dia, amigo.
Eles são patrocinadores deste projeto PERSPECTIVAS 2024