NEOSOLAR DÁ UM SALTO DE 30% EM SEU CRESCIMENTO E SUGERE MUDANÇAS PARA QUE O SETOR DE GERAÇÃO FOTOVOLTAICA AMPLIE AINDA MAIS

RaphaelPintaoO Projeto Perspectivas 2024 traz hoje um perfil interessante da geração de energia solar, revelada pelo sócio fundador de uma das maiores empresas desse segmento: a Neosolar. O executivo Raphael Pintão revela um crescimento de 30% de sua empresa em 2023, mas aponta o dedo em direção aos altos juros e às mudanças regulatórias para dizer o quanto esses dois fatores prejudicaram o setor no ano passado. Ele dá boas sugestões para que o governo melhore o ambiente de negócios e aposta nos carros elétricos, na geração fotovoltaica e nas baterias de lítio como promissores para este ano. Vamos então às opiniões do sócio-fundador da NeoSolar:

– Como foi o ano de 2023 para sua empresa no seu segmento de negócios?

 – Olha, o ano 2023 foi um ano desafiador para a energia solar, mas muito bom para a NeoSolar, que  fechou o ano com 30% de crescimento. Os juros altos e mudanças regulatórias foram muito prejudiciais ao mercado de Geração Distribuída. Por outro lado, crescemos bastante no segmento Off Grid, nos carregadores para carros elétricos e também com bombas e as baterias de lítio que começam a decolar.

– Diante disso, que sugestões gostaria de passar para o governo ou para o mercado com o objetivo de melhorar as condições de negócios no Brasil?

O Brasil precisa de um plano e uma boa coordenação. No nosso mercado, por exemplo, o governo parece já ter percebido a importância dasolar transição energética e as grandes oportunidades que ela traz.

Por outro lado, as medidas concretas são insuficientes ou até contrárias a essa transição, em alguns casos.

A falta de uma visão mais clara, refletida em um plano de médio e longo prazo, acaba abrindo caminho para pressão de outros setores tradicionais que travam o desenvolvimento do país.

Nesse sentido, minha sugestão é que o governo coloque no papel um plano mais concreto para a transição energética e se comprometa, de fato, com esse plano.

neo 1Quais são as suas perspectivas de negócios do seu segmento para este novo ano que está para começar e quais as perspectivas da nossa economia para 2024?

A energia solar e os veículos elétricos devem crescer bastante em 2024.

Falando especificamente dos negócios da Neosolar, todas as nossas unidades devem crescer.

As baterias de lítio devem ter um papel importante, o programa Luz Para Todos também deve continuar demandando muitos sistemas de energia solar.

Temos ainda alguma dúvida sobre a economia, apesar de otimistas. Ainda assim, nossos segmentos costumam crescer mais que a economia como um todo e as novas tecnologias de energia devem ter mais um ano excelente.

2
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Redação PetronotíciasLuiz Carlos Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Luiz Carlos
Visitante
Luiz Carlos

Bom dia,
Só não entendi a correlação do texto com a foto montagem com as logos da Nuclep e da Companhia Estatal de Energia Nuclear (Rosatom) da Rússia. Eles estão engajados em Energia Solar ?
Obrigado por informar qualquer detalhe