OGX ADIA INÍCIO DA PRODUÇÃO EM WAIMEA PARA 2012

A OSX e a OGX, responsáveis respectivamente pelo afretamento e pela operação do FPSO OSX-1, que será utilizado na acumulação de Waimea, anunciaram que o cronograma de início de produção foi revisto para janeiro de 2012.

Inicialmente o primeiro óleo no local estava previsto para os meses de setembro/outubro deste ano, mas a chegada da própria embarcação acabou sendo atrasada, com a atracação no Porto do Rio apenas no dia 6 de outubro. Depois o Ministério Público do Trabalho apontou irregularidades nas condições de segurança do FPSO em relação às exigências da legislação brasileira.

As empresas do grupo EBX estão tentando desde então liberar o OSX-1 para ir à campo, sem no entanto afirmarem até o momento que a produção seria iniciada no próximo ano. Defendiam que o primeiro óleo viria em dezembro. Agora está oficialmente prorrogado para janeiro o início das operações em Waimea.

A OGX afirma que ao longo do semestre “focou na execução do processo de preparação para o primeiro óleo, desde a obtenção de licenças ambientais até as instalações dos equipamentos que vão conectar o poço OGX-26HP ao FPSO OSX-1”.

De acordo com as empresas envolvidas, já houve a instalação de 10 estacas do sistema de ancoragem, 10 amarras, um arco flutuante submerso e a bóia do turret desconectável. “Além disso, a OGX está finalizando a instalação das linhas flexíveis, concluindo assim etapas importantes que antecedem à chegada do FPSO OSX-1 à acumulação de Waimea”, afirmou o comunicado da companhia.

Os novos planos prevêem que a unidade saia do Porto do Rio no dia 25 de dezembro, passando pela vistoria final no dia 26, sendo conectada ao poço no dia 7 de janeiro e começando efetivamente a produção no dia 23 de janeiro.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of