P-55 DEIXA ESTALEIRO DE RIO GRANDE EM DIREÇÃO AO CAMPO DE RONCADOR

Hoje (07), a plataforma P-55 deixou definitivamente o Estaleiro Rio Grande 1 (RS). Foram concluídos os serviços de integração dos módulos e comissionamento da plataforma, testes e inspeções para obtenção das certificações necessárias. A semissubmersível está entre as nove novas unidades que serão instaladas nos campos de petróleo em 2013, visando à meta de produção de 2,75 milhões de barris por dia, para 2017. O tempo de reboque da P-55 até a Bacia de Campos será de cerca de 12 dias, quando iniciarão os procedimentos para ancoragem da unidade e interligação aos 17 poços.

A plataforma deve começar a operar este ano e pode produzir até 180 mil barris de petróleo e tratar 4 milhões de m³ de gás. Com 52 mil toneladas e 10 mil m², é a maior construída no Brasil e uma das maiores do tipo no mundo. A unidade integra o Módulo 3 do Campo de Roncador, na Bacia de Campos, onde ficará ancorada a cerca de 1.800 metros e será ligada a 11 produtores e seis injetores de água.

A obra alcançou 79% de conteúdo nacional, após a construção e a integração terem sido feitas totalmente no Brasil. A construção foi feita em duas partes, simultaneamente, casco e topside. O casco da unidade teve as atividades executadas no Estaleiro Atlântico Sul (EAS), em Pernambuco, de onde seguiu para o ERG-1, em Rio Grande (RS), para continuidade dos serviços.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of