PAQUISTÃO QUER ACELERAR O PROJETO DE CONSTRUÇÃO DO GASODUTO TAPI, QUE LEVARÁ GAS DO TURCOMENISTÃO ATÉ À ÍNDIA

OLEODUTOO Paquistão e o Turquemenistão assinaram um Plano de Implementação Conjunta (JIP) para acelerar o trabalho de construção do Gasoduto TAPI, que cruzará quatro países asiáticos, levando gás do Turcomenistão até a Índia. O Paquistão, que será um dos países beneficiados,  sugeriu que o Turcomenistão estabelecesse parte da linha de gás até Herat, no Afeganistão, para garantir a propriedade do regime talibã em Cabul. O governo do Paquistão também convidou o Turcomenistão a explorar a conectividade de gás da fronteira de Chaman até Gwadar e construir terminais de GNL em Gwadar, o que expandiria o fornecimento para a Europa e os mercados globais de GNL.

O projeto de gasoduto TAPI – Turcomenistão-Afeganistão-Paquistão-Índia – visa trazer gás natural do campo de gás Galkynysh no Turcomenistão para o Paquistão através do Afeganistão em um gasoduto gigantesco com 56 polegadas de diâmetro. A fonte de abastecimento da rota proposta é Herat, Kandahar, Chaman, Zhob, DG Khan, Multan e Fazilika tem um comprimento de dutos de 1.849 km. Ele transportará até 33 bilhões de metros cúbicos de gás natural por ano durante um período de 30 anos.

O JIP busca a constituição de um Comitê de Coordenação Sênior para agilizar e supervisionar as atividades do projeto. O primeiro-ministro Shehbaz Sharif expressou confiança de que o projeto do gasoduto daria início a uma era de cooperação regional, desenvolvimento e prosperidade. Para ele, o projeto é da maior importância para o desenvolvimento dos quatro países e da região, ajudando a região a garantir o gás natural com garantias concretas e termos e condições mutuamente acordados.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of