PETROBRÁS COMEÇA DESLIGAMENTOS DE PLATAFORMAS, REALOCAMENTOS E DEMISSÕES DE FUNCIONÁRIOS PARA ENFRENTAR A CRISE

fpsoAumenta a contingência na Petrobrás. A empresa está levando a sério o corte de pessoas, redução de salários e paralisações de algumas atividades. Quase 40 plataformas da companhia deixarão de produzir óleo e gás. A companhia enviou uma carta ao Sindipetro informando sobre essas paradas. Na carta, a empresa oferece três opções aos empregados das unidades que vão ser temporariamente desligadas: a realocação interna de acordo com a necessidade da empresa, a adesão ao plano de demissão voluntária e o desligamento individualmente por acordo. O questionamento dos sindicatos é sobre a capacidade da empresa de reter o grande número de funcionários que ficaram sem atividade, um volume de pessoas que tende a crescer ainda mais.

As plataformas estão fundeadas no nordeste, na Bacia de Campos, Santos e no Espírito Santo. Seguramente a não produção se transformará em demissões e remanejamento de pessoal.  Ainda assim, essas medidas contribuem para a meta de 200 mil barris a menos diariamente,  anunciadas para enfrentar a crise. Ainda há a expectativa de outras plataformas também pararem a produção e  que centenas de funcionários deixem a empresa nos próximos meses. A Petrobrás espera uma recuperação nos preços do petróleo depois dos cortes da OPEP, mas a demanda mundial despencando em função do Coronavírus não anima muito o mercado.

As quase 40 plataformas paralisadas até agora, instaladas em águas rasas,  somam pouco mais de 10 mil bpd de produção, o equivalente a 5% da meta de corte.  Na Bacia de Campos, foram paralisadas seis unidades que, juntas, somam produção de 5,4 mil barris por dia (bpd), segundo dados do boletim divulgado pela ANP.  No Ceará e no Piauí,  nove  serão desligadas em quatro campos, o que representa menos 2,4 mil bpd. No Rio Grande do Norte, 24 serão paralisadas. Trabalhadores relatam ainda que há uma possibilidade de parada das  plataformas a P-43 e P-48, instaladas no Campo de Barracuda, na Bacia de Campos. Seriam    43,5 mil bpd a menos.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of