PETROBRÁS ANUNCIA REAJUSTE DE 4,8% NO PREÇO DO DIESEL
Após o episódio da última semana, onde a Petrobrás suspendeu o reajuste do diesel após interferência do presidente Jair Bolsonaro, a companhia anunciou nesta noite (17) a elevação de 4,8% no valor do combustível. Com a alteração, o produto passa a ser comercializado por R$ 2,24 para as distribuidoras a partir de amanhã (18). O reajuste foi anunciado durante coletiva na sede da empresa, no Rio de Janeiro.
O presidente da companhia, Roberto Castello Branco (foto), disse que a empresa teve perda zero com a postergação do reajuste, por causa do mecanismo de hedge. “No mercado físico, o preço de paridade internacional ficou superior ao preço cobrado pela Petrobrás. Mas, por outro lado, a tecnologia financeira possibilitava, há muito tempo, […] fazer hedge, travar preços. Não só perdemos, como ganhamos um pouco”, disse o presidente.
Questionado sobre a transparência na formulação dos preços dos combustíveis, Castello Branco respondeu que está na presidência da petroleira há mais de três meses e que, até agora, não recebeu ofício de nenhum órgão pedindo mais transparência. “Estamos dispostos sempre a ser o mais transparente possível. Não existe caixa preta na Petrobrás”, acrescentou.
Para o presidente da estatal, todo esse episódio envolvendo o reajuste do diesel teve um “final feliz”. Nas palavras do executivo, “foi reafirmada a independência da Petrobras para estabelecer preços dos combustíveis. Por outro lado, foi relevado o apoio do governo ao processo de venda das refinarias”.
O executivo disse ainda que a estatal está finalizando o modelo de vendas das suas refinarias, que será apresentando à diretoria executiva da petroleira e, posteriormente, ao Conselho de Administração da empresa. Mais cedo, foi noticiado que a estatal apresentou ao governo os seus planos de vender metade de suas refinarias a partir de junho.
O aumento é uma vitória de Pirro e apesar dissociada uma continuidade da política suicida de preços que colabora e muito com quadro recessivo do Brasil.
Corrigindo apesar disso está associada e é uma continuidade
Também está anunciada uma nova greve ou locaute de caminhoneiros descontentes com os preços segundo dito pelos próprios. Espero ansiosamente que isso não ocorra pois só agravará a nossa economia já demasiadamente combalida.
Entretanto, o clima belicoso, com greve ou não, continuará enquanto vigir tal sistema maluco de composição de preços feita por irresponsáveis, que não conseguem pensar fora da caixa dos mais abastados.