CAIO MÁRIO DE ANDRADE É CONFIRMADO PARA PRESIDÊNCIA DA PETROBRÁS TRAZENDO A PALAVRA MUDANÇAS COMO TEMA

foto2É o fim de uma novela que se arrastava desde o final de maio. A Petrobrás informou ao mercado no início da tarde desta segunda-feira (27) que seu Conselho de Administração nomeou Caio Mário Paes de Andrade (foto) como conselheiro da companhia. Além disso, o Conselho também o elegeu como presidente da empresa, com prazo de mandato até 13 de abril de 2023.

A reunião do conselho para deliberar sobre a eleição de Andrade aconteceu após o sinal verde dado pelo Comitê de Elegibilidade (Celeg), que na última sexta-feira aprovou o nome de executivo, indicado para o governo no final de maio, após a demissão de José Mauro Coelho da presidência da petroleira. Até o momento da última edição desta reportagem, a Petrobrás ainda não havia confirmado a data exata em que Andrade assumirá o cargo de presidente.

Ele vem com uma missão específica de acabar com “as igrejas” na companhia, deslocando ou aposentando alguns membros antigos que sequestraram a Petrobrás. Outro foco deve ser a Comissão de Licitação, que parece ser o grande calcanhar de Aquiles da empresa, que não se submete nem ao diretor de compliance. Seus membros fazem o que querem. Nem que suas escolhas signifiquem prejuízos  para a companhia, como a escolha da empresa Toyo para construir o HDT da Replan, que tinha o preço quase R$ 300 milhões superior da AES Union, que havia ficado em primeiro lugar. Sem falar no extenso prejuízo na obra de construção de um heliponto para a Plataforma P-56. Carta Branca para mudar, ele tem. O tempo dirá se ele conseguirá superar as dificuldades internas que certamente enfrentará.

O novo presidente da Petrobrás é formado em Comunicação Social pela Universidade Paulista, pós-graduado em Administração e Gestão pela Harvard University e Mestre em Administração de Empresas pela Duke University. Andrade liderou a construção de três empresas do mercado brasileiro de Tecnologia da Informação. Em 2019, passou da iniciativa privada para a área pública, assumindo a presidência da SERPRO até agosto de 2020. Naquele mês, ele foi escolhido para assumir a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital.

Caio Andrade será o quarto presidente da petroleira desde o início do governo de Jair Bolsonaro. Antes dele, passaram pelo comando da empresa o economista Roberto Castello Branco, o general Joaquim Silva e Luna e, mais recentemente, o engenheiro José Mauro Coelho. Ao que tudo indica, a principal missão do novo presidente da Petrobrás será ajudar a construir uma solução para os preços dos combustíveis. O presidente Bolsonaro tem feito críticas severas em relação à frequência dos reajustes feitos pela petroleira – motivo pelo qual o chefe do Executivo demitiu os três últimos presidentes da companhia.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of