PETROBRÁS AUMENTA UTILIZAÇÃO DE ÓLEO DE COZINHA COMO MATÉRIA-PRIMA PARA BIODIESEL

CandeiasA Petrobrás vem crescendo o número de litros de óleo de cozinha utilizados como matéria-prima para o biodiesel. Somente duas usinas da Petrobrás Biocombustível, em Cadeias (BA) e Quixadá (CE) processaram no último ano 232 mil litros de óleos e gorduras residuais (OGR), um aumento de 29 mil litros em relação a 2013.

A parceria fechada entre a Petrobrás Biocombustivel com 28 cooperativas e associações de catadores no Ceará e na Bahia tem grande responsabilidade sobre o número total processado. São quase 600 catadores envolvidos diretamente na coleta de óleo de cozinha para reaproveitamento.

A maior parte do óleo coletado vem de hospitais, condomínios, hotéis ou escolas parceiras do projeto e fazem o tratamento primário do OGR, que retira os resíduos deixados pela fritura e pela remoção da água misturada ao produto. Em seis anos, mais de 800 mil litros de OGR foram comprados desses parceiros e processados nas usinas da companhia.

Empresas locais também vem ajudando o projeto. Em Fortaleza, a Liquigás está distribuindo material educativo que incentiva o público a juntar o óleo de cozinha e fazer a doação para a cooperativa por meio do entregador de botijão de gás. Na Bahia, foram implantados pontos de coleta na Usina de Candeias, nos escritórios da Petrobras e nos clubes de empregados.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of