PETROBRÁS CONCLUI TESTES E ESTÁ MAIS PRÓXIMA DE COMERCIALIZAR DIESEL RENOVÁVEL NO BRASIL

aneliseA Petrobrás está mais perto de comercializar diesel renovável no Brasil. A empresa concluiu nos últimos dias os testes em escala industrial para a produção do combustível. Os ensaios foram feitos na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária (PR). Ao todo, foram processados 2 milhões de litros de óleo de soja na unidade, que geraram cerca de 40 milhões de litros de óleo diesel com conteúdo renovável.

O diesel renovável é produzido a partir do processamento de matéria prima renovável, como óleo vegetal ou gorduras animais, em conjunto com o diesel mineral. Depois dos testes, que foram considerados bem sucedidos, o próximo passo é a regulamentação pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) para que o produto passe a ser comercializado no país. A empresa repassará ao órgão os resultados dos últimos testes.

A ideia da Petrobrás é atender, em conjunto com biodiesel, a parcela de bioc5525ombustível que deve ser misturada ao diesel comercializado nos postos do Brasil. Hoje, essa mistura é de no mínimo 12%, mas chegará a 15% até 2023.

Segundo a empresa, o diesel renovável consegue diminuir as emissões de gases de efeito estufa em cerca de 70% quando comparado ao diesel mineral – que é derivado do petróleo. A estatal diz ainda que o novo produto também melhora o desempenho dos motores, evitando problemas como entupimentos de filtros, bombas e bicos injetores.

“O diesel renovável é um combustível mais moderno, com inovações tecnológicas que trazem ganhos também para o meio ambiente.  O novo combustível reduz mais as emissões de gases de efeito estufa que o biodiesel atual e constitui uma das soluções para a necessidade de descarbonização do transporte rodoviário, permitindo o atendimento à regulação ambiental do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e aos objetivos do Programa RenovaBio” destacou a diretora de Refino e Gás Natural da Petrobrás, Anelise Lara.

2
Deixe seu comentário

avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
trackback

[…] existe um valor de US$ 70 milhões voltado para projetos como o diesel renovável, que teve recentemente os seus primeiros testes concluídos. Andrea disse que está otimista quanto à aprovação do produto para posterior […]

trackback

[…] Conforme já noticiamos, a Petrobrás já conseguiu avançar com os testes iniciais do diesel renovável, biocombustível produzido a partir de óleos vegetais e com a mesma estrutura do óleo diesel convencional. As suas emissões de gases do efeito são até 70% menores se comparadas ao óleo diesel mineral e?15% em relação ao biodiesel éster. A comercialização depende ainda de regulamentação da Agência Nacional do Petróleo (ANP). A empresa também está trabalhando na produção do bioquerosene de aviação, que também ajudará a reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Essa é uma resolução da Organização da Aviação Civil Internacional… Read more »