JUNHO AINDA FOI DE QUEDA NO CONSUMO DE ENERGIA, MAS MERCADO MOSTRA REAÇÃO

SWSSSSWSResultados da pandemia no consumo de energia no país: o consumo de energia no Brasil apresentou retração média de 4,6% em junho, na comparação com o mesmo mês no ano passado. Os dados confirmam o início de uma tendência de retomada na demanda, ainda que lentamente. O resultado é reflexo da flexibilização das medidas de isolamento social em algumas das principais cidades do país. De acordo com o mais recente estudo da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, tanto o mercado regulado como o livre apresentaram o mesmo percentual queda, de 4,6%.

Para efeitos de comparação, em maio, houve redução de 10,9% no Sistema Interligado Nacional – SIN, sendo uma queda de 11,4% no Ambiente de Contratação Regulado (ACR) e de 9,7% no Ambiente de Contratação Livre (ACL). Em abril, mês em que houve a maior queda, devido às medidas de combate ao novo coronavírus, a retração chegou a 12,1% no total, com diminuição de 11,5% no mercado regulado e de 13,6% no livre. Quando se compara a média de consumo de todo o período de isolamento (21/03 a 30/06) com a média dos 20 dias imediatamente anteriores às medidas restritivas (01/03 a 20/03), a redução é de 14,6%, o que corresponde a uma diminuição de 14,1% no ACR e de 15,7% no ACL.

Os dados são preliminares e levam em conta o consumo total do mercado cativo, em que o consumidor compra energia diretamente das distribuidoras, e do livre, que permite a escolha do fornecedor e a negociação de condições contratuais. Além disso, o estudo não considera os dados de Roraima, único estado não interligado ao sistema elétrico nacional.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of