PETROBRÁS CONCLUIU A VENDA DE 51% DA GASPETRO PARA A COMPASS

COSANMenos um ativo na prateleira da Petrobrás. A empresa declarou hoje (11) que finalizou a venda de 51% da Gaspetro para Compass Gás e Energia. A operação foi concluída pelo valor de R$ 2,097 bilhões, integralmente desembolsado nesta segunda-feira. Para lembrar, a Gaspetro é uma holding com participação societária em 18 companhias distribuidoras de gás natural, localizadas em todas as regiões do Brasil. As redes de distribuição da empresa totalizam 10 mil km, atendendo a mais de 500 mil clientes, com volume distribuído de cerca de 29 milhões m³/dia.

A venda da Gaspetro para a Compass foi muito contestada no mercado. A Agência Nacional do Petróleo (ANP) manifestou preocupação com a transação e chegou a sugerir que a operação fosse reiniciada. A Associação de Produtores Independentes de Petróleo e Gás (ABPIP) também fez uma manifestação contrária ao negócio. Outras entidades como ATGás e Abrace também fizeram críticas à transação.

Uma das alegações era que a Compass não demonstrou sua independência com relação aos demais agentes que compõem os demais elos da cadeia de gás natural. A Compass é uma empresa do Grupo Cosan, criada no ano de 2020, com o objetivo de atuar no segmento de gás e energia. Mesmo assim, a operação foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of