PETROBRÁS CONFIRMA UM BANCÁRIO DE CARREIRA PARA COMANDAR A PETROBRÁS. MERCADO REAGE MAL. QUATRO GERENTES EXECUTIVOS SÃO NOMEADOS DIRETORES INTERINOS

Aldemir BendineA informação oficial já veio depois da reação. Aldemir Bendine, bancário de careira,  foi confirmado pela Petrobrás para ocupar a presidência da estatal, assim como Ivan Monteiro foi assegurado na diretoria financeira. Os dois vêm do comando do Banco do Brasil, onde o primeiro era presidente e o segundo, vice-presidente de finanças. O mercado já vinha reagindo negativamente desde o início do dia, com queda nas ações da companhia, em função de uma descrença na mudança tão esperada em relação ao perfil da nova gestão da empresa. Bendine, ligado a Ricardo Berzoini, que já presidiu o PT e atualmente responde pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidente Dilma Rousseff, já chega ao posto com uma reação negativa dos investidores. Se para um nome desligado de quadros políticos os desafios de recolocar a Petrobrás nos trilhos já eram enormes, para ele serão ainda maiores, porque contará também desde o início com o ceticismo nos setores que já estavam descontentes com a administração de Graça Foster. Enfim. o governo seguiu a cartilha certa para não resolver o problema. Ligado ao PT, Bendine teve uma péssima avaliação do mercado internacional que viu a nomeação dele como uma espécie de blindagem a possíveis novos escândalos na Companhia.

Nem no conselho de Administração o nome dele foi unanimidade, onde os dois representantes de acionistas minoritários e o representante dos trabalhadores votaram contra. Na área da postura ética, também começa a sofrer pressão externa, com a relembrança de casos polêmicos, como a acusação de favorecer a amiga Val Marchiori na concessão de um empréstimo de R$ 2,7 milhões com juros abaixo da inflação – que negou -, e o depoimento de seu ex-motorista, Sebastião Ferreira, que relatou ao Ministério Público Federal ter feito diversos pagamentos em dinheiro vivo a mando do chefe – também negado por Bendine.

Pelo menos para as demais diretorias vagas o critério seguiu o desejo do mercado, escolhendo nomes técnicos para ocuparem as cadeiras. O único problema é que os quatro foram anunciados como interinos, de modo que ainda poderá haver mudanças nestes quadros.

Para a diretoria de Exploração e Produção, no lugar de José Miranda Formigli, foi escolhida Solange Guedes, que respondia pela Gerência Executiva de Exploração e Produção Corporativa. Ela é Doutora em engenharia de petróleo, com experiência de 30 anos na Petrobrás, onde já ocupou diversas posições gerenciais, todas relacionadas à área de Exploração e Produção.

Em substituição a José Carlos Cosenza, no comando da diretoria de Abastecimento, foi indicado o atual Gerente Executivo de Logística do Abastecimento, Jorge Celestino Ramos. O executivo é formado em engenharia química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e em engenharia de processamento de petróleo pelo CENPRO, com especialização em tecnologia de produção de álcool pela COPPE/UFRJ e MBA em Administração e Marketing. Trabalha há 32 anos na Petrobrás, onde já ocupou diversas posições gerenciais na área de Abastecimento e na Petrobrás Distribuidora.

A diretoria de Engenharia, que era ocupada por José Antônio Figueiredo, passa a ser liderada por Roberto Moro, atual Gerente Executivo de Engenharia para Empreendimentos Submarinos. Moro é formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Gama Filho, com especialização em Gerenciamento de Projetos. Trabalha há 33 anos na Petrobrás, onde já ocupou diversas posições gerenciais na área de Engenharia.

E, finalmente, para a diretoria de Gás e Energia, no lugar de Alcides Santoro, ficou Hugo Repsold Júnior, que ocupava a Gerência Executiva de Gás e Energia Corporativa. Repsold é formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e é mestre em Planejamento Energético pelo Programa de Planejamento Energético da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe / PPE / UFRJ). Trabalha há 30 anos na companhia, onde já ocupou diversas posições gerenciais nas áreas de Exploração e Produção, Estratégia e Desempenho Empresarial e Gás e Energia.

8
Deixe seu comentário

avatar
8 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
5 Comment authors
Assis PereiraLEandroAry BastosWandoJosé Carlos Nunes Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
José Carlos Nunes
Visitante
José Carlos Nunes

Trocaram seis por meia dúzia, Bendine é pau-mandado do PT, continuamos na mesma!

Ary Bastos
Visitante

ALDEMIR BENDINE, DO BANCO DO BRASIL, É O NOVO PRESIDENTE DA PETROBRAS. Aldemir Bendine é o novo presidente da Petrobras. O nome dele foi escolhido pessoalmente pela presidente Dilma Rousseff, que depois da demissão coletiva da diretoria da estatal teve apenas dois dias para fazer a escolha. Ele é o atual presidente do Banco do Brasil e ligado ao PT. O nome de Bendine não entrou nas especulações desses últimos dias pra substituir Graça Foster. Foi uma espécie de “nome secreto” da presidente Dilma. As especulações se davam em torno dos nomes de Henrique Meireles, Luciano Coutinho, Murilo Ferreira e… Read more »

Wando
Visitante
Wando

Essa turma do PT não desiste mesmo… Escolheram outra raposa para o galinheiro da Petrobras, vergonhosa escolha, melhor seria voltar a desGraça anterior, sem os seus assessores… Como podem aceitar um nome como este? O ProsTibulo continua, o réu e delator Paulo Roberto Costa, denunciou ao vivo e em cores no plenário… Dentro das diretorias e gerencias era NORMAL receber comissões, (propina), mesmo assim a presidência insiste em colocar a raposa dentro do galinheiro. O que querem mais? O que mais terá que acontecer, para que esses sem cérebro, sem memoria tenham um momento de sanidade, cadê o Dr. Pinel?… Read more »

Wando
Visitante
Wando

Ai de mim Bendine seja a tua Desgraça… Ou da Petrobras…

Ary Bastos
Visitante

ALDEMIR BENDINE # PRESIDENTE NATIMORTO Aldemir Bendine (10 de dezembro de 19631 ) foi presidente do Banco do Brasil. Atualmente é presidente da Petrobrás. Foi considerado pela revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009 . Em 6 de fevereiro de 2015 foi escolhido para ser o presidente da Petrobras no lugar de Graça Foster que renunciou ao cargo depois de várias denúncias da maior corrupção já sofrida no Brasil na estatal. Funcionário de Carreira do Banco do Brasil, passou pela Diretoria de Cartões; Varejo e Novos Negócios, antes de ser vice-presidente e depois, presidente do… Read more »

Assis Pereira
Visitante

GÊNESIS DA CORRUPÇÃO NA PETROBRAS Na qualidade de ex-empregado da Petrobras, trabalhando por décadas como engenheiro especialista em contratação de grande porte, fui testemunha do início do processo de aparelhamento que foi engendrado na maior empresa nacional, orquestrado por sindicalistas, políticos e empresários inescrupulosos, lobistas e aproveitadores de plantão. No idos de 2003, fim do mandato de FHC e inicio do primeiro mandato do Lula, instalou-se na área de RH da Petrobras uma “mão sindicalista” operacionalizada naquela oportunidade pelo atual chefe da comunicação institucional, Wilson Santarosa, sindicalista incrustado na Estatal a serviços do esquema fraudulento que lá se instalou naquela… Read more »

LEandro
Visitante
LEandro

Desisto!

Assis Pereira
Visitante

PETROBRAS SOB NOVA DIREÇÃO – HISTÓRICO DO APARELHAMENTO NA ESTATAL OU “THE CORRUPTION IS ON THE TABLE, HOW TO SOLVE THEM IF I DO NOT KNOW OF THE BRETON LANGUAGE?” Na entrevista produzido pelo JN da Globo, já qualificado como Presidente da Petrobras, o Bendine apresentou-se como o Executivo que alavancou resultados importantes no Banco do Brasil. É preciso que alguém o informe que ganhar bilhões no seguimento bancário e financeiro no Brasil, não constitui mérito algum. Se a administração Petista resolvesse colocar na Direção do BB qualquer pessoa não qualificada de seu quadro de afiliado partidário, por exemplo, um… Read more »