PETROBRÁS DEFINE DATA LIMITE PARA EMPRESAS MANIFESTAREM INTERESSE EM ATIVOS DA GASPETRO

gasodutoO próximo capítulo da venda pela Petrobrás de ativos sobre a Gaspetro já tem data. As empresas interessadas em adquirir 49% da subsidiária têm até 17 de julho para entregar suas propostas. Somente a Cosan e a Gávea Investimentos são empresas nacionais na lista de empresas convidadas para analisar os ativos, que conta ainda com as japonesas Mitsui, Marubeni e Itochu, a chinesa Beijing Gas, a franco-belga GDF Suez e a espanhola Gás Natural.

A Petrobrás ainda terá que realizar mudanças internas da Gaspetro, retirando um grupo de ativos que terá outro destino. As participações na Gás TransBoliviano (11%), Gasoduto Bolívia-Brasil (51%), projeto Gemini (40%) e ICC (100%) não fazem parte da lista a ser vendida, bem como a Transportadora Nortebrasileira de Gás (TNG), a Transportadora do Meio Norte (TMN), e a Transportadora Sul Brasileira (TSB).

Distirbuidoras estaduais, como a Gasmar (MA), Gasap (AP), CEBGás (DF), Rongás (RO), Gaspisa (PI), a GoiásGás (GO), CEG Rio (RJ) e a Gas Brasiliano (SP), estão a venda. Excetuando as duas últimas companhias, a Petrobrás tem a Termogás como sócia, que já notificou a estatal de seu obre seu direito de preferência na aquisição das participações acionárias da Gaspetro em que há sociedade.

Na notificação, a Termogás pede a confirmação sobre a venda de participação nessas empresas e alega que tanto o acordo de acionistas quanto a Lei 6.404 (das SA) “garantem o direito de preferência na venda ou cessão das ações detidas nas referidas sociedades”. A Mitsui, outra sócia de algumas distribuidoras estaduais colocadas à venda também foi informada.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Schlösser Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Schlösser
Visitante
Schlösser

Petrobras manobra para derrubar ação nos EUA

A Petrobras (PETR4) apresentou, em audiência realizada na Corte Federal de Nova Iorque, recurso motion to dismiss na ação coletiva contra a companhia nos EUA. O recurso tem por finalidade fazer com que a Corte analise se, sob o ponto de vista jurídico, as alegações do autor são suficientes para que o processo siga para a etapa probatória. Após ouvir as sustentações orais das partes, o Juiz informou que emitirá a sua decisão sobre o recurso oportunamente.