PETROBRÁS DEVE CONTRATAR CONSTRUÇÃO DE UNIDADE DE REFINO DO POLO GASLUB NO FINAL DO ANO

vista-aerea-do-comperj-em-itaborai-reproducao-tv-globoUma licitação que vai mexer com o mercado nacional de óleo e gás. A Petrobrás deve contratar no final deste ano a construção da nova unidade de refino do Polo Gaslub, o antigo Comperj, em Itaboraí (RJ). Como se sabe, a petroleira decidiu retomar a ideia de desenvolver uma planta de refino no empreendimento no final do ano passado. O projeto básico de engenharia do novo escopo da área de refino do Gaslub já está em fase de conclusão. As informações estão na nova versão do formulário 20-F, depositado recentemente pela Petrobrás na Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC). O documento é apresentado anualmente por empresas estrangeiras com ações negociadas nas bolsas de valores americanas.

O escopo do projeto considera a integração da refinaria do Gaslub com a Reduc (Refinaria de Duque de Caxias) e consiste em uma planta de hidrocraqueamento catalítico, hidrotratamento e hidrodesparafinação para produção de óleos lubrificantes básicos do Grupo II, que compreendem uma nova geração de óleos lubrificantes com maiores índices de viscosidade, melhor estabilidade à oxidação e melhor desempenho geral em relação aos óleos básicos do Grupo I.

As unidades também poderão produzir combustíveis de alta qualidade, e investimentos adicionais incluídos no Plano Estratégico da Petrobrás, juntamente com a integração com a REDUC, aumentarão a produção de diesel S-10 em 76 mil barris por dia. A petroleira também iniciou um estudo para avaliar a implementação de uma planta dedicada ao processamento de matérias-primas renováveis e à produção de combustíveis avançados como o biojet SAF e/ou diesel verde (HVO) aplicando a tecnologia de Ésteres Hidroprocessados e Ácidos Graxos e também produtos petroquímicos.

170605-comperjAlém da área de refino, os projetos da Petrobrás para o Gaslub incluem também uma planta de processamento de gás natural (UPGN). Como noticiamos, foi assinado em março de 2023 um novo contrato de construção, gestão e comissionamento, que irá finalizar a construção e comissionamento da planta. A UPGN deverá iniciar operação comercial no segundo semestre de 2024 e  será a maior do país, com capacidade de processamento de até 21 milhões de m³ por dia. O projeto visa ampliar a infraestrutura de escoamento e o processamento de gás do pré-sal da Petrobrás, que passará de 23 milhões para 44 milhões de m³ por dia. Além de gerar energia, o gás seria utilizado em veículos e indústrias.

Para lembrar, a tumultuada saga do Comperj, cheia de idas e vindas, teve início em 2006, quando o projeto foi oficialmente lançado durante o primeiro mandato do governo Lula. As obras efetivas começaram em 2008, com a previsão inicial de que o complexo entraria em operação em 2012, processando 150 mil barris diários de petróleo pesado do campo de Marlim. No entanto, o projeto se viu envolto em um escândalo de corrupção durante as investigações da Operação Lava Jato. Desde 2015, as obras da refinaria foram paralisadas e o polo petroquímico permaneceu apenas no papel.

sede-petrobrasEm 2020, a Petrobrás optou por mudar o nome do empreendimento para Polo Gaslub e reformulou o conceito do complexo, que passaria a abrigar uma planta de processamento de combustíveis e lubrificantes, juntamente com uma usina térmica. Agora, em 2023, com o retorno de Lula ao Palácio do Planalto, uma de suas promessas de campanha era exatamente a expansão da capacidade brasileira de produção de combustíveis.

Ao todo, o novo plano estratégico da Petrobrás, que compreende o período de 2024 a 2028, prevê um investimento de US$ 17 bilhões no segmento de Refino, Transporte e Comercialização. O planejamento objetiva o aumento de capacidade de processamento nas refinarias em 225 mil barris por dia (bpd) e da produção de diesel S-10 em mais de 290 mil bpd até 2029, suportado pela entrada de grandes projetos como o Trem 2 da RNEST, Revamps de unidades atuais e implantação de novas unidades de produção de diesel (HDT) na REVAP, REGAP, REPLAN, RNEST e GASLUB.

9
Deixe seu comentário

avatar
6 Comment threads
3 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
8 Comment authors
Carlos GoulartJoaquim LucianoJonatasJacob BinsztokCampos Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Ralfo Penteado
Visitante
Ralfo Penteado

Outro Comperj? Porque o mercado do Guedes boy não dá conta do recado?

Jonathas Ouverney Henriques
Visitante
Jonathas Ouverney Henriques

Esperamos que isso saia do papel ! Estamos precisando de geração de emprego e não de bolsas auxilio isso e aquilo ! Um país gerando emprego é um país prospero com grande poder de aquisição para os trabalhadores e com isso se geram outros empregos em outras áreas.

Jorge
Visitante
Jorge

Espero que não encham o entorno , itaborai,tanga e outras cidades; com mais favelas e violência.

Jacob Binsztok
Visitante
Jacob Binsztok

Afinal já estão de bom tamanho .

Campos
Visitante
Campos

Mais uma lavagem de dinheiro irá acontecer no desgoverno.

Joaquim Luciano
Visitante
Joaquim Luciano

Joaquim Luciano ao menos estamos vendo alguma coisa sendo feita nesse governo pois no antigo o que mais se via era passeios de jetiski e motociata e como sempre não fazia nada porque a culpa sempre era de alguém ex na época convide e guerra no final do mandato baixou a gasolina pra tentar se reeleger mais mesmo assim tomou no Butão governou pra alcionissta da Petrobrás ricos e agro principalmente para santa Catarina

Jonatas
Visitante
Jonatas

Isso aí vamos desviar tudo q podemos da Petrobras se querem carro elétrico a lógica é aumentar as refinarias p depois vender por quilo e o povo q pague a conta

Joaquim Luciano
Visitante
Joaquim Luciano

Quem foi que vendeu a refinaria da Bahia para os árabes a preço de banana e en trocas de jóias foi o governo passado que só trabalhava pra ricos alcionissta da Petrobrás agro empresa de santa Catarina e não fes sequer nada de bom ao povo no final baixou a gasolina pra tentar se reeleger e deu um tombo de mais de 5 bilhões na caixa pra tentar se manter no poder além de golpista

Carlos Goulart
Visitante
Carlos Goulart

Esse anúncio de Refinaria RAYOVAC no local do Antigo COMPERJ É PIADA DE MAU GOSTO DESSA PETRALHADA NOJENTA ! VÃO ROUBAR NO INFERNO !!